Esporte

Ginásio Poliesportivo, enfim, será inaugurado

Solenidade ocorrerá às 17h deste sábado, dia 25 de junho, após quase oito anos de obras

Está marcada para este sábado uma das inaugurações mais esperadas pelos admiradores e praticantes de esportes. Às 17h do dia 25 de junho tem início a cerimônia no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto – uma estrutura inserida no Centro Municipal de Esporte e Lazer (Cemel) de Flores da Cunha, com capacidade para acomodar 2 mil pessoas sentadas e que concretiza um novo espaço para práticas esportivas. Desde a semana passada a estrutura é testada com jogos amistosos e oficiais. O sábado será comemorativo, pois os portões abrem às 9h com partidas que se estendem até o final do dia. Uma data para tirar um pouco do atraso dos quase oito anos de obras.

O poliesportivo respeita exigências funcionais de ginásios que servem para sediar torneios oficiais em diversas modalidades, como futsal, basquete e voleibol. Embaixo das arquibancadas fica a área de apoio, com dois bares, seis vestiários (sendo dois exclusivos para arbitragem), seis banheiros masculinos e femininos (dois para deficientes físicos), três cabines de imprensa, bilheteria e quatro salas multiuso. Além de depósito e sala de reuniões, um desses espaços já acomoda o Departamento Municipal de Desporto (DMD), que antes ficava junto ao Estádio Municipal Homero Soldatelli.

O prefeito de Flores, Lídio Scortegagna (PMDB), explica que algumas adequações ainda serão feitas obedecendo as normas do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros estava marcada para ontem, dia 24. Independente disso, a inauguração está mantida, possivelmente com uma restrição de público, caso o PPCI não seja definitivamente liberado pela corporação de Caxias do Sul. “O poliesportivo tem um papel fundamental, já foi previsto e vinha sendo discutido ao longo de muitos anos. Além do desenvolvimento esportivo, terá um importante progresso educacional, sendo um espaço para a comunidade usufruir de modalidades, como uma opção de entretenimento e qualidade de vida”, discursa Scortegagna.

Os jogos realizados hoje (veja a tabela completa abaixo) foram organizados pelo DMD e abrangerão partidas de vôlei, basquete e futsal para equipes locais. Após a inauguração, ocorrem as disputas da 2ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal (Citadino).

Para jogar e prestigiar

Sonho para muitos esportistas, o poliesportivo oferece uma nova opção para quem faz dos esportes uma rotina indispensável. Para o educador físico Anderson Salvador Agostini, 35 anos, o local tende a ganhar muitos apreciadores. “Igual a este espaço, sendo uma estrutura pública, não existe nada em Flores e acredito que nem na região. Certamente será buscado por times de outras cidades e é uma nova e importante opção para quem pratica esportes”, valoriza Agostini, que tem no vôlei uma rotina.

Os dois acessos do público estão localizados nas laterais do prédio, sendo o principal ao lado da bilheteria, de frente para a Rua Anúncio Curra. Ambos têm acessibilidade para cadeirantes. Os acessos das equipes local e visitante estão na parte da frente, enquanto que o da arbitragem fica nos fundos do prédio. Além de eventos esportivos, o poliesportivo tem estrutura para receber palco móvel. Os eventos, no entanto, deverão ser avaliados com o objetivo de não prejudicar o piso da quadra, especial para práticas esportivas.

Para o estudante Cesar Fiorio, 24 anos, incentivar a busca por uma atividade física também será um papel do poliesportivo. “Tomara que com isso seja incentivada inclusive a criação de um time de futsal profissional de Flores, para que ele possa disputar torneios importantes no Estado” sustenta. “Além disso, acredito que essa possa ser uma oportunidade para divulgar esportes que não são tão praticados, como o basquete. O ginásio se torna uma alternativa para muitos esportes na cidade”, complementa o empresário Claudio Camarotto, 21 anos, que joga em uma equipe de basquete de Caxias do Sul.

O poliesportivo será administrado pela Geresin Serviços, empresa vencedora da licitação de concessão de uso da estrutura pública. A Geresin é responsável pela manutenção e limpeza do ginásio, podendo explorar os serviços de bar e aluguel de horários. O contrato foi assinado por R$ 3,7 mil mensais. O agendamento de jogos deve ser feito pelo telefone (54) 9659.7905, com Sandra. O valor por hora é R$ 90, sendo que os turnos da manhã e tarde serão priorizados para atividades escolares. Outras informações no novo telefone do DMD: (54) 3292.4629.

 

Programação deste sábado – Dia 25/6

– Das 9h às 11h: voleibol infanto-juvenil e adulto com a equipe Cia do Vôlei.

– Das 11h às 12h: basquete adulto com a disputa entre Basquete Aquários x Basquete Flores.

– Das 14h às 15h: futsal infantil e mirim com as escolinhas do município.

– Das 15h às 16h: futsal com os alunos das escolas municipais que integram o programa Mais Educação.

– Das 16h às 17h: futsal feminino com a disputa entre J.A. (Flores) x Força Feminina (Antônio Prado).

– Das 18h30min às 20h30min: disputas do Campeonato Municipal de Futsal Masculino (Citadino): Alfredão x Atlanta e Nacional B x Olaria/Cruzeiro.

 

Na próxima semana

Segunda-feira – Dia 27/6

19h15min – (A) Nacional x PSG

20h15min – (B) Aston Villa x Broca 18

21h15min – (C) Pitanguá x Fitness POA

22h15min – (A) Futerça x Capivarense

Quarta-feira – Dia 29/6

19h15min – (C) Rui Barbosa x Monte Evereste

20h15min – (B) Esperança x The Coca Fevers

21h15min – (C) Vandekas x Cerro de Monte Cristo

 

Anderson Salvador (E), Claudio Camarotto (C) e César Fiorio (D) são alguns dos desportistas que irão usufruir da estrutura. - Larissa Verdi/Jornal O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário