Falta iluminação nos espaços de lazer
Áreas escuras no Cemel e nas ciclovias têm afastado frequentadores
A falta de iluminação em espaços de lazer e prática de esportes tem gerado preocupação e medo por parte dos moradores, além de afastar os florenses desses locais. Espaços como o Centro Municipal de Esporte e Lazer (Cemel) e as ciclovias estão mais vazios no início da manhã e no final do dia devido à falta de iluminação. Com a chegada do frio e o dia escurecendo mais cedo, os frequentadores precisam se organizar para poder usufruir dos espaços e realizar suas atividades físicas. Uma moradora, que prefere não se identificar, diz que a falta de iluminação na ciclovia do acesso Norte causa medo. “Sempre procuro fazer minha caminhada quando ainda está claro, mas às vezes não consigo vir, e após às 18h se torna muito perigoso, porque há pouca iluminação”, conta. Segundo ela, se houvesse um guarda para fiscalizar o espaço também teriam mais pessoas que usariam a ciclovia nos meses mais frios. “Se todos que usufruem da ciclovia colaborassem em pagar um guarda para nos proteger com certeza teria mais gente aqui”, declara.
O Jornal O Florense percorreu as principais áreas de lazer do município para conferir como eles ficam à noite. Confira:
Cemel
O Cemel possui uma estrutura completa para a prática de esportes, com quadras de futebol, futsal, tênis, basquete, vôlei, academia ao ar livre, além de uma pista para caminhadas, corridas e espaço para alongamentos. Porém, praticar atividades esportivas após às 18h tornasse difícil. Isso porque o espaço não conta com iluminação adequada. Conforme o diretor de Desporto, Valentin Breginski, as quatro torres de iluminação do Cemel estão desabilitadas. “Tivemos que realizar o desligamento da iluminação do local porque recebemos diversas reclamações de vizinhos que pessoas ficavam até tarde da noite fazendo barulho. Além disso, com a iluminação acessa a noite inteira, tínhamos um gasto muito alto e fomos apontados pelo alto consumo de energia”, relata. Com a revitalização do espaço, Breginski afirma que terá mudanças nessa parte. “Vamos colocar iluminação de led em diversos pontos. Assim, a partir da finalização das obras, pretendemos deixar o Cemel apto a receber usuários em qualquer horário”, explica.
Praça do Imigrante
A iluminação da Praça do Imigrante tem pontos a ser melhorados, principalmente nas vias que dão acesso ao centro do espaço, onde é mais escuro devido a arborização. Na área da academia ao ar livre, a iluminação é favorável, permitindo a prática de atividades.
Ciclovias
A ciclovia de 2 km do acesso Norte da cidade também peca no quesito claridade. A iluminação pública fica no outro lado da rua, o que também deixa o local escuro e acaba inibindo os moradores de frequentarem o espaço nos meses em que os dias escurecem mais cedo.
Já a ciclovia do bairro Lagoa Bela é mais iluminada, pois em alguns trechos a iluminação pública fica do mesmo lado da via. Porém, de acordo com usuários, ela se torna insegura por estar situada num local mais isolado da cidade. Nas duas ciclovias, foram constatadas algumas lâmpadas queimadas, o que também prejudica os desportistas. Conforme o secretário de Obras e Viação, Almir Zanin, a secretaria deve verificar quais as lâmpadas utilizadas e se é possível amenizar, de alguma forma, a escuridão das duas áreas de caminhada.
Praça da Bandeira
Após sua revitalização, a Praça da Bandeira conta com espaços bem iluminados. Sem áreas escuras, o local possibilita integralmente a prática de atividades e passeios dos moradores especialmente à noite.
Praça Nova Trento
O local está iluminado e todas as lâmpadas funcionam corretamente. A academia ao ar livre também pode ser usufruída, tendo uma boa visibilidade nos equipamentos.
0 Comentários