Economia

Vinhos finos, espumantes e sucos começam 2022 em alta

Os meses de janeiro e fevereiro registraram um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado e a expectativa é que o consumo se mantenha

Em janeiro e fevereiro de 2022 a venda de vinhos finos, espumantes e sucos de uva foi maior em comparação aos dois mesmos meses do ano passado. O grande destaque foi o volume de sucos, com mais de 19 milhões de litros, somente em fevereiro, o que significa um incremento de 60,15% em relação ao mesmo período de 2021. 
No mesmo mês, os vinhos finos atingiram 1,2 milhões de litros, batendo a marca de fevereiro de 2021 em 34,39%. Já os espumantes tiveram melhor performance em janeiro, com a venda de 1,1 milhão de litros, 89,16% a mais que o primeiro mês do ano anterior. 
Se as vendas estão crescendo no mercado interno é porque o brasileiro segue consumindo mais o produto nacional, o que demonstra que a qualidade do vinho brasileiro vem sendo percebida e aprovada por seu povo. 
Somando toda a venda dos meses de janeiro e fevereiro se chega ao total de 40.509.731 litros entre vinhos finos, espumantes e sucos de uva, distribuídos em diversos canais e também diretamente ao consumidor. O dado representa um aumento de 53% em relação ao mesmo intervalo do ano passado e a expectativa é que o comportamento se mantenha em alta, especialmente em relação aos vinhos tintos, com a aproximação do inverno. 
“O ano começou bem. Os eventos retornaram, o que é muito bom para movimentar o mercado de espumantes. Os restaurantes e hotéis voltaram a ter maior ocupação e, consequentemente, maior consumo”, destaca o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta. O empresário florense comenta, também, que o setor está muito otimista, ainda mais depois da Safra 2022 ter encerrado com êxito frente a qualidade das uvas, mesmo diante da forte estiagem registrada nos últimos meses.
Fatores econômicos, de logística, tributários, além da percepção da qualidade, do preço justo, do surgimento de novas regiões produtoras, do desenvolvimento do enoturismo e da própria mudança de hábitos, com a valorização da produção local, vêm contribuindo para o ganho de competitividade e gerando, assim, um avanço nas vendas. “O vinho brasileiro vive seu melhor momento na história da vitivinicultura nacional. De gole em gole estamos conquistando mais espaço na mesa do brasileiro. Isso tudo é fruto de muito trabalho e investimento, do vinhedo ao ponto de venda”, enfatiza Argenta.
Os dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) reforçam a expectativa do presidente da Uvibra e mostram que, hoje, o consumo per capita de vinhos no Brasil é de 2,4 litros. A barreira dos 2 litros foi rompida durante a pandemia de Covid-19. 
Confira, abaixo, a tabela comparativa de comercialização de vinhos finos, espumantes e sucos de uva elaborados no RS em janeiro e fevereiro de 2022. 

 - Pixabay/Divulgação
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