Vendas de Dia dos Pais pode ter incremento de 20% no comércio
Com estimativa de 1,4 presente, o investimento por cliente deve ficar em R$ 239,52
Os consumidores estão dispostos a investir mais em presentes no Dia dos Pais deste ano. A tradicional pesquisa de intenção de compras do Núcleo de Informações da CDL apurou que, apesar da estabilização na pretensão de aquisição (- 0,72%), o tíquete médio para a data pode ter aumento de 22%, chegando a R$ 239,52. Em 2021 o valor estimado era de R$ 196,33 e em 2020 de R$ 188,48. Com um maior investimento nos produtos, a expectativa é que neste ano as vendas para o Dia dos Pais tenham um incremento de 16,8% no comércio.
Quase 45% dos entrevistados afirmaram que já foram ou pretendem ir às compras e outros 5,40% disseram que talvez possam ir. Mais de 65% dos consumidores irão presentear os pais, 24,72% os parceiros e 4,19% os sogros. Dos participantes que responderam que não irão às compras para a data (50,75%), praticamente metade é por não ter quem agraciar, e outros 22% não tem uma boa relação com o pai.
“O aumento no tíquete médio é explicado por duas variantes. A primeira delas é a elevação nos preços, de modo geral, mesmo com dois meses de deflação. O segundo ponto é um melhor resultado da economia, com crescimento constante no saldo de empregos formais, o que possibilita mais renda para a população. Ou seja, as pessoas estão percebendo que vão precisar investir mais para comprar um presente, mas elas também estão podendo gastar mais neste ano. Estamos otimistas com esses sinais de crescimento e de retomada”, avalia o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul, Cleber Figueredo.
Cerca de 70% dos consumidores já decidiram o que comprar neste ano, com média de 1,4 presente. Os itens de vestuário e moda continuam sendo os preferidos, com 50,36% das intenções, seguidos de calçados (19,46%) e de perfumes e cosméticos (13,63%). Entre os fatores decisivos na hora da escolha estão o atendimento (40,70%), produtos de qualidade (17,98%), itens diferenciados (7,12%) e condições de pagamento (5,87%).
Neste Dia dos Pais, o favoritismo por lojas em shoppings e em bairros voltou a crescer, chegando, a 29,84% e 16,39% das escolhas, respectivamente. Comparado ao ano anterior, a procura pelos presentes em centros comerciais e nos estabelecimentos fora da área central podem dobrar.
Para quase 80% dos entrevistados na pesquisa de Dia dos Pais da CDL Caxias, a decoração das lojas é importante ou muito importante. O levantamento ainda identificou que a ambientação do ponto de venda colabora para que 75% dos clientes entrem e confiram os produtos. Apenas 6,77% dos participantes afirmaram que consideram irrelevante a ambientação.
Para 77%, o Dia dos Pais remete muito ao sentimento de amor e gratidão. Esta afeição influencia 59% na hora das compras e também leva os consumidores a comemorarem mais fortemente a data (50%), a adquirirem mais presentes ou gastar mais (25,44%) e a criarem surpresas (22,81%).
A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 796 moradores de diferentes pontos da cidade, nos dias 27 e 28 de julho. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.
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