Economia

Uma safra generosa

Vinícola Gazzaro comemora safra 30% maior do que a esperada

Sócio-proprietário e enólogo da Vinícola Gazzaro, Vanderlei Gazzi define 2020 como um dos melhores anos da história da empresa. A safra foi reconhecida pela sua qualidade e a pandemia alavancou a venda de vinhos, quase zerando os estoques da vinícola. Em sua avaliação, a safra atual também promete ser muito boa e conta com um destaque particular: a grande quantidade, 30% maior do que a projetada inicialmente.
“A Gazzaro apagou incêndios de muitos produtores da região. A maioria deles chegou a produzir o dobro de uvas do que o esperado e ficou com medo de não conseguir vendê-las. Assim, a vinícola agregou cerca de 50 fornecedores novos”, relata Gazzi, que ainda destaca: “Nos vinhos finos, a safra 2020 foi excepcional e 2021 também foi muito boa. Se for pelo clima, 2022 vai ser tão boa quanto 2020”, projeta o enólogo da empresa com capacidade para produzir 4 milhões de litros.
As uvas são fornecidas por produtores de Flores da Cunha, Nova Pádua e da divisa entre Veranópolis e Bento Gonçalves. No município florense, não se plantam uvas prosecco, o que obriga a empresa a buscá-las em outras cidades – aqui, os produtores têm predileção pela uva comum. “Nós incentivamos a produção daqui. Quando ela está mais perto, você tem como deixar o fornecedor mais tranquilo”, explica Gazzi.
Produzindo vinhos brancos desde 2017, Vanderlei observa o crescimento na qualidade dos produtos e, consequentemente, nas vendas. “Antes, nós estávamos mais focados nos espumantes. O início foi um pouco difícil, mas fomos nos adaptando. Estamos muito contentes com os produtos que estão cada vez mais fáceis de serem feitos. Graças a Deus, estamos no caminho certo”, comemora o enólogo.
O segredo para a qualidade está na matéria prima, segundo ele: hoje, a empresa trabalha principalmente com uvas espaldeiras, que têm uma insolação melhor. “Além disso, a produção é muito menor. É como falam: se uma laranjeira tem muita laranja, ela fica fininha, não dá uma qualidade boa. Se tem uma laranjeira da qual se tira 50% das laranjas, elas ficam mais bonitas, mais gostosas. A mesma coisa acontece com a videira”, diz Vanderlei.
Entre as novidades, a Vinícola Gazzaro prepara um vinho Tannat, que será lançado provavelmente em 2022. Antes, já em setembro deste ano, o lançamento será de um Gran Reserva Chardonnay, que ficou um ano na vinícola e será embalado individualmente em uma caixa, com uma garrafa diferenciada, mais pesada. “Nós estamos fazendo bastante investimento aqui, principalmente na área de turismo”, afirma.
Um desses investimentos foi a Casa Gazzaro, local para eventos e experiências gastronômicas em um jardim cercado pela natureza, aberto em 2016, ao lado da sede da vinícola, em Otávio Rocha. “Com a pandemia, nós tivemos a necessidade de colocar o pessoal em espaços mais abertos. Colocamos pallets, ajeitamos tudo para deixar o espaço mais confortável. Acho que nós fomos os primeiros na região”, diz Gazzi.
Além do conforto, outra preocupação é com a comida: hoje, o espaço conta com um chef que elabora cardápios com uma qualidade superior, para um consumidor mais exigente e com um paladar mais apurado. “Nós temos alguns segredos, algumas novidades futuras, um atrativo para o público visitar com mais frequência. Vai chamar a atenção, eu acho que vai ser a única do Brasil onde vai ter isso”, deixa no ar o enólogo, mostrando que um desejo recorrente da Gazzaro é seguir inovando.

Vanderlei Gazzi anuncia novos vinhos e projeta novidades no ramo turístico.  - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário