Economia

Uma grande safra

Cooperativa Nova Aliança recebeu 34 milhões de quilos de uva

A Cooperativa Nova Aliança encerrou na última semana a safra da uva 2020. Foram recebidos 34 milhões de quilos de uvas – 20% a menos que em anos normais –, porém a vindima é considerada a melhor das últimas décadas. O fator determinante foi o clima, que permaneceu seco durante toda o período de colheita. “A fruta que chegou até nós tinha qualidade, grau muito bom, e isso é importante para podermos elaborar um produto de excelência”, destaca o presidente da Cooperativa, Alceu Dalle Molle.

A Nova Aliança possui associados em diversos terroir da Serra e também da Campanha Gaúcha. E a qualidade das uvas se repetiu nas duas regiões. Em Santana do Livramento, a produção é somente de uvas para a elaboração de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha, as frutas são destinadas para os demais produtos, com foco no suco.

Para o enólogo responsável, Anderson Felten, a safra 2020 pode ser definida como espetacular.  “As uvas tinham uma maturação fenólica muito boa e com excelente carga de cor. Esse ano, ao contrário dos demais, não foi o tempo que determinou a colheita. O produtor conseguiu optar e colher a uva no momento certo, uma fruta com aromas incríveis”, frisa.

A Cooperativa Nova Aliança conta com 718 associados e possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina.

O associado Fabiano Lusa, do Travessão Curuzu, colheu 200 mil quilos de uvas.  - Andreia Debon/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário