Economia

Tecnologia deve ser usada para gerar experiências no comércio

1º Ciclo de Palestras do Jornal O Florense promoveu debate sobre o comércio varejista com foco na NRF

Realizada em Nova Iorque, a NRF Retail’s Big Show, ou Grande Show do Varejo, apresenta cases interessantes de empreendedores de sucesso há 107 edições. Com o objetivo de disseminar o que foi mostrado por 600 expositores no início de janeiro deste ano nos Estados Unidos, o Jornal O Florense promoveu o 1º Ciclo de Palestras com o tema NRF, de National Retail Federation, ou Federação Nacional do Varejo, que é considerado o maior evento temático do mundo. Os palestrantes Giane Guerra, da rádio Gaúcha e jornal Zero Hora, e Ivonei Pioner, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, que estiveram na NRF 2018, apresentaram ao público presente no Centro Empresarial de Flores da Cunha na noite de quarta-feira, 21 de março, as principais práticas que podem ser adotadas pelos varejistas locais.

Conforme os palestrantes, a geração de experiências por meio de tecnologias foi a principal característica da NRF. “Cada vez mais a tecnologia é nossa aliada para gerar experiências para os clientes. Ou seja, não existe mais a chance de se ter um comércio só com ponto físico, o novo conceito tem duas portas, a física e a digital”, pontuou Pioner. Para exemplificar, Giane citou casos apresentados nos Estados Unidos, como um detector de humor (que auxilia o atendimento), uma geladeira que informa os valores nutricionais dos alimentos por meio de uma tela no lado externo e um tablet para pesquisar produtos e direcionar o cliente.

Para Giane, a principal palavra da NRF é a disrupção, ou seja, algo que é criado, que não existe ainda e que abala o concorrente – Uber (transporte) e Waze (localização por satélite) são os principais exemplos. “O disruptivo envolve tecnologia e muita informação”, salientou a jornalista. “Não vendemos mais produtos, mas agora serviços. Com o rompimento de padrões, precisamos agir rápido e, se errar, corrigir rápido”, emendou o empresário.

Giane e Pioner concordam que o consumidor está mudando, e às vezes não é preciso fazer grandes investimentos na empresa, mas sim mudar as atitudes. “Devemos escolher os melhores para estarem conosco e treiná-los muito”, alertou Pioner. Para Giane, algumas soluções são simples e envolvem relacionamento – “O que eu quero e o que eu vou fazer para chegar aonde eu quero?”, questionou ela.

No Rio Grande do Sul, segundo estudo apresentado pela jornalista, um em cada 10 atendimentos começa com um sorriso. No Brasil a média é de 16%. “Aqui na Serra deve ser meio sorriso. Falo isso para reforçar a questão do treinamento: um funcionário bem treinado irá proporcionar uma boa experiência ao cliente. Precisamos entender o cliente, temos que estar preparados”, contextualizou Pioner. 

Avaliação

Apesar de a tecnologia estar diretamente ligada ao varejo, foi opinião comum que ela (tecnologia) não pode ser exagerada, ter limite, para evitar atrito com o cliente. “Aqui na Serra as pessoas não querem trabalhar no varejo. 54% das vagas hoje estão no comércio e serviços”, esclareceu Pioner. Sobre a questão digital, o empresário e a jornalista salientaram que é preciso fortalecer o site próprio, um canal de venda preparado e com informação para o cliente.

Após as explanações, Giane e Pioner ampliaram o debate com os convidados que subiram ao palco, o diretor do Centro Empresarial, Eduardo Sgarioni; o presidente da CDL Flores da Cunha, Márcio Rech; e o diretor da Sim – Rede de Postos, Itacir Neco Argenta.

Os palestrantes

Giane Guerra atua como apresentadora e colunista de economia na rádio Gaúcha, colunista no site GaúchaZH e tem a coluna semanal Acerto de Contas no jornal Zero Hora. Formada em Jornalismo e Direito e estudante de Economia, cursou MBA em Finanças na FIA/SP, tem especialização em Business Strategy pela University of La Verne (EUA). Participou de cursos internacionais de jornalismo econômico na Thomson Reuters e de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como a NRF, Conferência Mundial de Petroquímica no Texas e Feira de Hannover.

Ivonei Pioner é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul e proprietário da Pioner Joalheria e Ótica, no mesmo município. É formado em Administração de Empresas e participou de inúmeros simpósios e cursos com ênfase ao comércio varejista.

O 1º Ciclo de Palestras Jornal O Florense teve como patrocinadores Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha, Centro Empresarial e Sim – Rede de Postos. Em breve será divulgado o tema a data da próxima edição.

 

O palestrantes Giane Guerra e Ivonei Pioner prenderam a atenção do público com conteúdo pertinente sobre o varejo. - Larissa Verdi/OF Debate foi realizado após as explanações; da direita para a esquerda, Marcio Dotti Rech, Eduardo Sgarioni, Fabiano Provin, Ivonei Pioner, Giane Guerra e Itacir Neco Argenta. - Larissa Verdi/OF
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