Economia

Suco de uva, cachaça e azeite de oliva gaúchos terão espaço na Wine South America

Parceria com o estado do Rio Grande do Sul viabiliza estande coletivo com produtores das marcas do Sul

A Wine South America é considerada a principal feira profissional de vinhos da América Latina e, além de reunir grandes marcas de vinícolas nacionais e internacionais, o evento será palco para expor outras bebidas que ganham cada vez mais espaço no cenário brasileiro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec-RS) viabilizará um estande coletivo para que o público conheça de perto a qualidade gaúcha na elaboração de sucos de uva, azeite de oliva e cachaças. A feira ocorre de 21 a 23 de setembro, em Bento Gonçalves.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais e reunirá mais de 35 empresas dos três âmbitos produtivos, que terão a oportunidade de mostrar suas novidades e potencializar negócios. A maior parcela dos expositores deve ser ligada à produção de azeite de oliva, pelo menos 25 produtores gaúchos associados ao Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) devem participar do estande. São marcas que estão presentes em regiões como Caçapava do Sul, Encruzilhada, Canguçú, Cachoeira do Sul, Mariana Pimentel, Viamão, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Dom Feliciano, Camaquã, Pinheiro Machado, Piratini, Barra do Ribeiro e Ipê.

De acordo com o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o estado possui 321 produtores e 5.986 hectares de plantação de oliveira. A safra gaúcha de 2022 apresentou recorde, com crescimento de 121% em relação ao ano anterior.

A cachaça também marcará presença na Wine South America com produtores gaúchos ligados à Associação dos Produtores de Cana de Açúcar e Seus Derivados no Estado do RS (Aprodecana). O mercado da cachaça gaúcha está em pleno crescimento. Estima-se que o número de produtores esteja perto de 50, e pelo menos 25 deles fazem parte da Aprodecana.

Para se ter ideia da capacidade de expansão neste segmento, segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a capacidade produtiva do Brasil é de 1,2 bilhão de litros anuais da bebida, mas a produção efetiva atual é de cerca de 800 milhões de litros. O Anuário da Cachaça 2021 registrou a existência no país de 1.131 produtores de cachaça e aguardente. No entanto, estima-se que o número seja bem maior em função de muitos permanecerem na informalidade.

De acordo com o vice-presidente da Aprodecana e diretor comercial da Casa Bucco, Matheus Ismael Menegotto, a bebida tem caído cada vez mais no gosto do paladar dos gaúchos, tendo em vista a altíssima qualidade do produto elaborado no estado. “O Rio Grande do Sul é um dos estados que acumula maior número de premiações nacionais e internacionais com as cachaças. Não temos um grande volume de produção, mas temos altíssima qualidade e reconhecimento”, compara. O vice-presidente conta ainda que participar de uma feira como a Wine South America amplia a visibilidade da elaboração gaúcha e fortalece o setor.

O estande coletivo contará também com representantes do suco de uva. O Rio Grande do Sul concentra em torno de 90% dos vinhedos brasileiros e é do estado, portanto, o maior volume da bebida. De acordo com o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Brasil possui a maior plantação em extensão de videiras americanas e híbridas, o que permite atender a demanda de pequenas e de grandes vinícolas, além de fomentar a agroindústria familiar, traçando esse perfil democrático em elaborar e comercializar esse produto tão original.

Sucos de uvas brancas, rosadas ou tintas têm conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional, elaborados a partir de cepas americanas e híbridas. Essas duas linhagens representaram, em 2020, 79% da produção total no Rio Grande do Sul.

O suco de uva tem bastante potencial para ampliar seu índice de exportação, justamente pela quantidade e volume produtivo. A estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul em convidar representantes deste segmento para participarem do evento tem intenção, também, de aproximar os produtores da bebida com o mercado internacional.

 - Vagão Filmes/Divulgação
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