Economia

Sondagem Industrial RS mostra redução na produção e emprego em alta

Pesquisa da FIERGS registrou ainda que a indústria está disposta a investir

A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul mostrou redução na produção em fevereiro, aumento do emprego, acúmulo de estoques e expectativas positivas para investimentos.  A pesquisa, elaborada pela Federação das Indústrias do estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), foi divulgada nesta segunda-feira, dia 28. O índice de evolução da produção ficou em 48,5 pontos no mês, abaixo dos 50 que indica contração ante o mês anterior. Foi a terceira queda seguida na produção e a pior pontuação para fevereiro desde 2016, o que significa o pior desempenho, provocado, em parte, pela terceira onda de Covid-19. Apesar disso, o setor gerou postos de trabalho no segundo mês do ano – o indicador de evolução do emprego atingiu 52,2 pontos –, alcançando inéditos vinte meses seguidos de alta. “Mesmo com a boa notícia da redução do IPI, o cenário ainda é muito instável para quem produz”, explica o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, citando a guerra na Ucrânia, as ondas de Covid-19 e a falta de matéria-prima.

A indústria utilizou 72,0% da capacidade instalada (UCI) no segundo mês do ano, acima do observado em janeiro (70,0%) e da média histórica do mês (69,7%). Os empresários gaúchos, contudo, consideraram a utilização abaixo do usual para o mês: o indicador de utilização de capacidade usual atingiu 46,4 pontos, abaixo dos 50 pontos. A sondagem mostrou ainda que os estoques de produtos finais do setor cresceram em fevereiro e permaneceram, como nos quatro meses anteriores, em níveis excessivos. O índice que mede os estoques em relação ao planejado pelas empresas foi de 51,5 pontos (acima de 50).

Quanto aos próximos seis meses, as expectativas dos empresários seguiram positivas em março, sinalizando maior demanda e mais emprego na indústria gaúcha. De fato, todos os indicadores ficaram acima da linha divisória dos 50 pontos, o que indica perspectiva de aumento: demanda (57,4 pontos), compras de matérias-primas (56,9 pontos), emprego (53,8 pontos) e exportações (56,1 pontos).

A indústria gaúcha encerrou o primeiro trimestre bastante propensa a realizar investimentos nos próximos seis meses. O índice de intenção de investir passou de 59,9 em fevereiro para 61,7 pontos em março, atingindo o segundo maior valor da série, abaixo apenas de novembro de 2013 (62,2 pontos) e 11,0 pontos acima da média histórica. Neste índice, quanto maior o valor (de zero a 100) maior a intenção. Em março, sete em cada dez empresas mostravam disposição para investir.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário