Economia

Setembro registra leve queda nas vendas do comércio

Resultado do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, divulgado nesta semana, apontou redução de 1,18% nas comercializações em relação a agosto

Considerado um mês instável nas comercializações em função da ausência de datas comemorativas, setembro apresentou uma pequena retração no comércio, em relação a agosto. A queda foi de 1,18% em comparação ao mês anterior e de 7,96% frente ao mesmo período do ano passado. Mesmo com o desempenho negativo no varejo caxiense, pelo oitavo mês consecutivo o município obteve saldo positivo nas vagas de empregos, com a criação de 567 novos postos de trabalho.

Os números do Termômetro de Vendas foram divulgados na tarde de quinta-feira, dia 11, pela CDL Caxias do Sul, em coletiva de imprensa junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).

De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, o desempenho em setembro costuma apresentar variações ano a ano em função da falta de datas com maior apelo para o comércio. Outro índice apontado pelo estudo é a estabilidade de inadimplentes (-0,10%) na comparação com agosto, e uma redução de 5,96% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Desempenhos negativos nos diferentes segmentos    

Em relação ao desempenho dos setores do varejo caxiense, tanto o rumo duro como o ramo mole apresentam queda no mês de setembro. 

No ramo duro, a variação entre setembro e agosto de 2021 registrou um recuo de 0,39%. Entretanto, o desempenho ficou positivo para os setores de óticas, joalherias e relojoarias, com 0,11%; e implementos agrícolas, com 7,52%. Os resultados negativos ficaram para os segmentos de informática e telefonia, com -7,41%; automóveis, caminhões e autopeças novos, com -0,30%; material de construção, com -9,11%; materiais elétricos, com -5,76%; e eletrodomésticos, móveis e bazar, com -7,60%.

No ramo mole, a variação entre setembro e agosto de 2021 foi de -4,46%, contra -1,98% do mês anterior. Em setembro, o desempenho ficou negativo para todos os segmentos, sendo produtos químicos, com -4,24%; vestuário, calçados e tecidos, com -3,77%; farmácias, com -6,58%; e livraria, papelaria e brinquedos, com -3,25%.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário