Safra 2021 é a maior na história da Nova Aliança
Cooperativa recebeu 49,3 milhões de quilos de uvas dos 700 associados
Se a safra 2020 já superou as expectativas, 2021 chegou para levar a Safra das Safras a outro patamar. A Cooperativa Nova Aliança encerrou a vindima com a colheita da variedade Marselan, em Santana do Livramento. No total, foram recebidos 49,3 milhões de quilos de uvas nos três meses de vindima. Com isso, o ano fica marcado na história da Cooperativa como a maior safra dos 90 anos.
Do total recebido, foram entregues 45,3 milhões de quilos de uvas americanas, ideais para sucos e vinhos de mesa; e 3,8 milhões de viníferas, variedades para elaboração de vinhos finos. Além disso, aproximadamente 48,03 milhões são de uvas convencionais e 1,29 milhão de orgânicas certificadas.
“Estamos comemorando 90 anos com um novo marco na nossa história. Conseguimos superar as expectativas e os consumidores terão produtos de excelente qualidade. O empenho dos nossos associados e dos funcionários, e o clima favorável foram fundamentais para que pudéssemos bater esse recorde”, salienta o presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle.
Na Campanha Gaúcha, as chuvas no início de fevereiro causaram preocupação, mas a boa intensidade de sol e calor proporcionaram uvas de qualidade e ponto de maturação muito bom. “A safra 2021 foi desafiadora e empolgante. A nossa produção passou de 500 mil quilos recebidos na unidade de Santana do Livramento para mais de 1 milhão de quilos de uvas finas neste ano”, destaca o enólogo Eduardo Renan Ribeiro Guarche, que atua na Campanha.
A Nova Aliança possui associados em diversos terroir da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. As 53 variedades de uvas colhidas nessa safra foram produzidas em 1880,18 hectares.
Em Santana do Livramento a produção é somente de uvas para a elaboração de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha as frutas são destinadas para os demais produtos, com foco no suco.
0 Comentários