Economia

Procon pede atenção aos consumidores nas compras do Dia dos Pais

O Dia dos Pais promete movimentar o comércio em todo o país. Mesmo diante da crise econômica, pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) aponta que o índice de inadimplência dos gaúchos diminuiu em relação ao mês de maio, mostrando que os consumidores estão mais atentos quanto aos perigos do endividamento. Para dar uma ajudinha aos filhos que vão sair às compras, o Procon de Caxias do Sul apresenta dicas para uma compra consciente.

Os presentes mais procurados nas lojas são os artigos de vestuário. Neste caso o consumidor deve ficar atento, pois o estabelecimento não tem obrigação de efetuar a troca de um produto por motivos de cor ou tamanho, apenas no caso de apresentar algum defeito. Combine com o vendedor como deverá proceder em caso de troca e deixe por escrito, mesmo que seja no cupom fiscal. Outra opção que também é bastante procurada são os perfumes e os cosméticos. Os rótulos devem conter informações sobre a composição do produto em língua portuguesa e sobre o prazo de validade.

Para os pais mais conectados, os eletrônicos são uma boa pedida nessa data. Estes produtos devem ser sempre testados na loja e a embalagem também deve ser verificada. Os manuais de instrução devem estar em língua portuguesa e acompanhar a mercadoria. Além disso, é importante ficar atento sobre os prazos de garantia e a assistência técnica disponibilizada pela loja, para os casos em que houver problemas.

Se o consumidor preferir usar um vale-presente deve lembrar que a loja não pode determinar que tipo de mercadoria poderá ser adquirida, ficando isso a critério do consumidor. Caso haja diferença entre o valor do presente e do produto, esta deverá ser restituída ou complementada.

Os consumidores devem escolher as lojas com melhores condições de pagamento para o seu orçamento, para isso é indicado que ele faça uma pesquisa antes de sair às compras. É importante lembrar que não pode haver diferenciação de preço entre valor em dinheiro ou no cartão de crédito em até uma vez. A documentação da compra sempre deve ser guardada para eventual necessidade, em caso de problemas com o produto.

Cidadãos florenses podem solucionar dúvidas junto ao Procon de Caxias do Sul ligando para o 151 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.

 

Consumidores devem escolher lojas com melhores condições de pagamento conforme seu orçamento. - Carol Garcia/Secom/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário