Pesquisa da CDL mostra aumento de 31,3% nas vendas para o Dia dos Pais
Levantamento também apontou diminuição do impacto da pandemia, preferência pelo comércio local e crescimento no tíquete médio
A consolidação da retomada. Depois de apresentar resultados positivos nos últimos meses, impulsionados por datas comemorativas e também pela queda nas temperaturas, o Dia dos Pais deverá dar sequência ao bom momento para o comércio caxiense. Uma pesquisa realizada pela CDL Caxias na última semana mostra um aumento de 31,3% nas vendas para a data, que é comemorada no próximo dia 8. O índice leva em conta o aumento de 26% nas intenções de compra e de 4,2% no tíquete médio, que passou de R$ 188,48 para R$ 196,33 neste ano.
Outra boa notícia é a redução do número de pessoas que se sentem inseguras para sair às ruas, ou mesmo com dificuldades financeiras por conta do coronavírus. Apenas 1% dos entrevistados que não vão presentear apontaram a crise em função da pandemia como o motivo principal.
“Um dado que chama atenção neste ano é de que 66,4% já sabem o que querem comprar. Esse é mais um indicativo de que, aos poucos, a crise econômica vai ficando para trás, e permite um planejamento e uma maior confiança do consumidor”, acredita o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri. Itens de vestuário e moda (49%), calçados (15%) e perfumes (10%) seguem no pódio da preferência dos consumidores, assim como em 2020.
Essa maior segurança apontada por Cervieri também aparece na redução do número de parcelas nas compras por cartão de crédito, com mais de 50% optando por pagamentos em até 3 vezes. Mesmo assim, as compras em dinheiro ainda são as favoritas para 53,9%, contra 25,7% em cartão de débito e 18,6% no crédito.
O levantamento apontou as lojas do comércio central como as mais procuradas (59,3%), seguidas pelos empreendimentos localizados nos shoppings centers (13,9%) e pelas lojas virtuais de Caxias (10,8%).
Apenas 12,5% disseram optar por comemorações em restaurantes e 65,2% preferem o conforto do lar para a celebração. Outro dado que chama atenção é que somente 7% farão algum passeio com o patriarca da família.
O hábito de deixar para a última hora segue como uma tradição do consumidor caxiense. 41,4% disseram que farão as compras apenas uma semana antes da data e 35,9% na véspera ou no próprio dia. Outro indicativo desse comportamento é que 75,4% ainda não estão vendo as lojas decoradas, o que prejudica no estímulo às compras.
A pesquisa de intenção de compras foi realizada com 793 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul, durante o período de 22 a 24 de julho, e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.
0 Comentários