Economia

O desafio de ‘pensar fora da caixa’

Aluna do Empretec, Natália Ghinzelli Vanin, de 38 anos, defende que o curso ajudou a fortalecer sua mentalidade empreendedora e fez pensar em estratégias para melhorar a eficiência do seu negócio

Ir além da zona de conforto, se propor a refletir sobre um mesmo assunto a partir de diferentes perspectivas, enxergar a mesma coisa com ‘outros olhos’, pensar de forma criativa, ter coragem para inovar. Estas foram algumas das premissas que serviram de motivação para 14 alunos que tiveram a oportunidade de realizar o Empretec, de forma gratuita, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Flores da Cunha, o Sebrae e o Centro Empresarial. A ação foi idealizada pela administração municipal para fomentar o empreendedorismo – um dos três pilares do programa Flores+Renda.
Uma das 14 alunas foi a engenheira de alimentos Natália Ghinzelli Vanin, de 38 anos. Natural de Antônio Prado, ela reside em Flores da Cunha há mais de 10 anos e por aqui fundou sua própria empresa: “Decidi me inscrever no curso Empretec porque, após um ano de atividades da Cubo Consultoria e Capacitação, percebi a necessidade de aprimorar minhas habilidades empreendedoras para impulsionar ainda mais seu crescimento. O que me motivou foi a reputação sólida do programa e a promessa de aprender habilidades fundamentais para o sucesso nos negócios, que poderiam ser aplicadas diretamente à Cubo”, explica Natália. 
De acordo com a empresária, o processo de inscrição foi muito simples, envolveu o preenchimento de um formulário online e passar por uma entrevista com um representante do Sebrae, ocasião em que avaliaram seu perfil empreendedor e sua motivação para participar do curso. 
A capacitação teve duração de 60 horas, subdividas em seis dias, e foi realizada de segunda-feira a sábado no Centro Empresarial: “As aulas foram altamente dinâmicas e práticas, o que foi particularmente valioso para mim, dado o foco direto na aplicação do conhecimento na empresa criada durante o curso. Elas envolveram uma combinação de teoria e exercícios práticos, com ênfase na aplicação imediata dos conceitos aprendidos. Houve também muitas dinâmicas de grupo, discussões e casos de estudo que tornaram o aprendizado envolvente”, relata a engenheira de alimentos. 
Além de aprimorar as habilidades empresariais de Natália, a metodologia adotada pelo curso permitiu que ela integrasse uma comunidade de empreendedores comprometidos com o sucesso mútuo, o que ela considera como uma experiência transformadora e de grande valor. “Durante o Empretec fomos desafiados a criar um plano de negócios para uma empresa temporária. No meu grupo desenvolvemos uma empresa que comercializava combos para sopa, compostos por agnoline e caldo, a ‘Delícias da Nona’. A escolha desse conceito foi motivada por oferecer produtos autênticos e tradicionais, além de resolver o problema comum da falta de tempo para cozinhar refeições nutritivas e saborosas em casa, oferecendo alternativa prática para nossos clientes”, destaca a empresária.
Apesar de atuar como engenheira de alimentos e prestar serviço para diversas partes do Brasil, Natália não trabalha com a venda de produtos, uma vez que a ideia do curso era que nenhum dos alunos fizesse algo relacionado a sua rotina, justamente para que não fosse algo fácil, e sim, diferente do dia a dia. “O Empretec teve um impacto muito importante na forma com que passei a visualizar minha empresa, principalmente por desenvolver um pensamento focado nas habilidades de gestão necessárias para melhorar a eficiência do meu negócio, expandir a base de clientes e tomar decisões estratégicas. Além disso, ajudou a fortalecer minha mentalidade empreendedora, o que é fundamental para enfrentar desafios e buscar oportunidades de crescimento em um mercado competitivo”, ressalta.
E por falar em mercado competitivo, Natália frisa que capacitações como o Empretec são essenciais para empreendedores, uma vez que elas fornecem as ferramentas e o conhecimento necessário para se destacar, inovar e se adaptar às mudanças constantes: “Elas também promovem o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora resiliente, que é fundamental para superar obstáculos e aproveitar oportunidades em um ambiente empresarial desafiador. Como proprietária da Cubo Consultoria e Capacitação, acredito que a aprendizagem contínua é crucial para oferecer serviços de consultoria de alta qualidade e permanecer relevante no mercado”, comemora.

A força empreendedora para o desenvolvimento do município

Fomentar o empreendedorismo por meio do curso Empretec, disponibilizado de forma gratuita, só foi possível graças a parcerias. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Econômico de Flores da Cunha, Iara Barbosa, o seminário é uma das soluções que compõem o eixo de valorização empresarial do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, um investimento feito pela atual gestão municipal em prol do desenvolvimento do município: “Dessa forma, o Empretec foi 100% pago pela prefeitura municipal, e com a parceria para a cedência do espaço com o Centro Empresarial foi possível realizar o seminário totalmente gratuito para os participantes dos programas Cidade Empreendedora, do Sebrae, e Flores Empreendedora, da administração municipal, que contaram com total apoio do Centro Empresarial de Flores da Cunha”, relata Iara.
A gestão atual busca realizar o maior número de ações de forma colaborativa, prova disso, conforme a diretora de Desenvolvimento Econômico, é o programa Flores+Renda, que une mais de 100 realizadores, entre eles, Centro Empresarial e Sebrae, que, juntos, trabalham para viabilizar ações que fomentem a empregabilidade, o empreendedorismo rural e o empreendedorismo local. “O Empretec foi uma contratação ainda no início do governo do prefeito, César Ulian, que desde o princípio defende ações que valorizem o empreendedorismo e proporcionem o desenvolvimento para os empreendedores daqui, afinal, esse é um dos pilares da atual gestão.  Logo no seu primeiro ano de mandato, César criou um ambiente físico e direcionado para os empreendedores: a Sala do Empreendedor, que, hoje, já realizou mais de 7 mil atendimentos”, frisa Iara.
Ações como a disponibilização de cursos, palestras e seminários, de forma gratuita, são fundamentais para o incentivo do espírito empreendedor, despertando novos e impulsionando os empreendedores daqui a estarem cada vez mais preparados. “O programa Flores+ Renda nasceu para despertar o ‘brilho nos olhos’ das pessoas, fazendo com que voltem a sonhar e acreditem que podem fazer a diferença onde quer que estejam. O Empretec é uma das ações desse programa, então, certamente, atingimos as expectativas. Realizar essa turma foi um passo muito importante para o desenvolvimento do empreendedorismo. Os participantes saíram encantados com a jornada que viveram e com tudo que aprenderam. Tive a oportunidade de acompanhar o prefeito e o vice em uma visita aos participantes e foi muito gratificante ouvir relatos e falas como: ‘vou indicar para todo mundo’, ‘essa experiência mudou o meu jeito de ver as coisas’, ‘descobri que estava fazendo errado no meu próprio negócio’. Certamente, transformação no comportamento como pessoa e como empreendedor foi o que tivemos de resultado e tenho certeza, também, que aqueles que conseguiram participar e vivenciar a experiência – e abraçaram a oportunidade – não serão mais os mesmos”, orgulha-se a diretora, acrescentando que, havendo demanda por parte da comunidade, pode-se avaliar a realização de um novo Empretec, afinal, o seminário é completo e tem como objetivo desenvolver habilidades e competências empreendedoras nas pessoas, proporcionando um ambiente mais inovador.
Com esse mesmo propósito outras ações estão sendo desenvolvidas no município, dentre elas Iara destaca a aprovação da Semana do Empreendedorismo e a Lei de Inovação, habilidades desenvolvidas durante o seminário do Empretec, e o projeto Inovar para Conquistar, que tem aproximando os jovens da realidade do empreendedorismo. “No programa Flores+Renda, temos realizado capacitações voltadas para desenvolver o empresário local: palestras como a do empresário Gustavo Casaroto, Thamis Zini e Vivian Laube já foram realizadas no primeiro ano do programa”, cita. 
A diretora também adianta que ainda para este ano está programado o primeiro Startup Weekend de Flores da Cunha: “Com o objetivo de auxiliar futuros empreendedores a acelerarem o crescimento de novos negócios com a mentalidade de startup, capacitando todos os participantes na construção de um modelo de negócio sustentável que será lançado no mercado. É um evento dinâmico e focado em execução, com tarefas práticas para validar a ideia de negócio e aprender o passo a passo”, antecipa. 
Iara menciona, ainda, o apoio diário ao potencial empreendedor e empresário fornecido pela equipe da Sala do Empreendedor, que trabalha de forma inovadora, buscando soluções que facilitem o dia a dia. “O impacto é o fortalecimento da economia do município. De tal forma que os indicadores macroeconômicos evidenciam que Flores da Cunha gerou 1.674 empregos nos anos de 2021, 2022 e 2023 e cresceu de 3.355 empresas, ao fim de 2020, para 5.065 empresas estabelecidas, em 2023”, conclui Iara, com base em dados consultados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e no Gov.br, acreditando na força empreendedora para o desenvolvimento do município.

A engenheira de alimentos, Natália Ghinzelli Vanin, busca aplicar o que aprendeu para fazer seu negócio prosperar ainda mais. - Karine Bergozza  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário