Economia

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian chega ao mercado

Primeiro vinho a ser comercializado com o Selo de Indicação de Procedência dos Altos Montes

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian, lançado na última semana, é o primeiro vinho a ser comercializado com o Selo de Indicação de Procedência dos Altos Montes. O rótulo, oriundo da Safra das Safras, propõe uma experiência de alta qualidade, com passagem por 4 meses em barricas de carvalho francês. O vinho apresenta aromas de frutas cítricas como abacaxi e pera. Em boca é frutado, com bom frescor e de boa estrutura. Um ótimo vinho para harmonizar com pratos leves e frescos.

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian é o primeiro rótulo a ser lançado no mercado, porém, onze vinhos foram aprovados para uso do Selo IP Altos Montes. O processo de avaliação das amostras, que iniciou em janeiro deste ano, finalizou em maio com a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2020.

Onze vinhos foram certificados, entre eles o indicado rótulo da Vinhos Fabian. Os dez restantes ainda estão passando por processo de maturação e devem chegar ao mercado no próximo ano. As vinícolas que tiveram seus rótulos certificados nesta primeira safra são: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana. Confira abaixo a lista completa dos onze vinhos aprovados.

Todos os vinhos aprovados são da safra 2020, conhecida como a Safra das Safras pelos especialistas. A aquisição do Selo gera um reconhecimento da qualidade do produto, mas também cria expectativa de chamar a atenção para o turismo na região dos Altos Montes: “Espero que com isso o consumidor venha conhecer a nossa região, o trabalho que a gente vem fazendo de excelência não apenas na produção dos vinhos, mas também na recepção ao turista”, convida Curra.

A aprovação da Indicação de Procedência dos Altos Montes aconteceu em 2012, o que reconheceu a região como um terroir único para a produção de vinhos específicos. Desde então, a associação vem trabalhando para a adaptação das vinícolas e os trâmites burocráticos para o lançamento do Selo Altos Montes. Os vinhos aprovados para utilizar o Selo foram avaliados em janeiro deste ano, para comprovar sua qualidade e correspondência às exigências técnicas da IP. As onze amostras foram submetidas a degustação às cegas e recomendadas por unanimidade pelos avaliadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros enólogos de vinícolas associadas.

Lista de vinhos aprovados para uso do Selo Altos Montes

- Boscato Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon

- Cave de Angelina - Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

- Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc

- Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon

- Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

- Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Corte

- Vinhos Fabian - Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

- Vinhos Fabian - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon

- Vinhos Fabian - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

- Vinhos Viapiana - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc

- Vinhos Viapiana - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário