Economia

No Rio Grande do Sul, classes C e D consomem 10% menos em fevereiro

Gastos com prestadores de serviços caíram 50% no país, enquanto os com combustíveis subiram 7%

A Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Santander, mostra que os brasileiros das classes C e D gastaram em fevereiro 28% a menos que em janeiro. O levantamento, baseado nas transações feitas pelos clientes, é mensal e tem o objetivo de traçar o perfil do consumidor.

No Rio Grande do Sul, a pesquisa apontou que os gastos recuaram 10% em fevereiro. Os setores que mais caíram foram automóveis e veículos (-30%), prestadores de serviços (-27) e transporte (-22%). Por outro lado, houve crescimento nos gastos com companhias aéreas (44%), hotéis e motéis (18%) e lojas de roupas (11%).

Os dados por região apontam que o maior recuo foi no Sudeste do País, com queda de 31%, seguido por Nordeste e Centro-Oeste, onde a diminuição do consumo foi de 25%, Norte (-21%) e Sul (-10%).

As maiores variações registradas entre fevereiro e janeiro foram nas categorias prestadores de serviços (-50%), serviços (-45%) e lojas de artigos diversos (-33%). O único setor em que houve aumento de gastos foi combustível, com uma variação positiva de 7%.

Em fevereiro, 33% do consumo foram realizados em supermercados, 3 pontos percentuais a mais que em janeiro, seguido por restaurantes (12%), lojas de artigos diversos (11%) e serviços (9%).

A Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital também traz tendências sobre o comportamento do consumidor: em fevereiro, as compras físicas recuaram em quase todos os itens, dando espaço ao e-commerce.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário