Economia

Niae atenderá em novo local

Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional terá sua sede no subsolo da Unidade Básica de Saúde do bairro União

A partir de abril, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional de Flores da Cunha (Niae) atenderá em novo endereço. As reformas para a implantação da sede, no subsolo da Unidade Básica de Saúde do bairro União, estão em fase de licitação e conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Weber Zamboni, o local escolhido foi estratégico. “O bairro União facilita o acesso ao transporte, além do espaço estar com a estrutura praticamente pronta. O União também é o local onde há o maior número de alunos que frequentam o Niae”, salienta a secretária.

A sede terá 395 metros quadrados e contará com cinco salas de atendimento pedagógico, três salas de atendimento psicológico, salas para psicomotricidade e fonoaudiologia, além de espaços para secretaria, direção, refeitório, professores, cozinha e banheiros com acessibilidade. De acordo com a secretária, o Niae tem 28 anos e o prédio antigo atendeu as necessidades enquanto pode. “O espaço na Escola São José era inapropriado porque não tem acessibilidade, tem as paredes todas de madeira, então ele não é um espaço adequado segundo as normas que precisamos atender”, explica Ana Paula. 

O investimento da obra é de aproximadamente R$ 379 mil e o projeto foi realizado pela Secretaria de Planejamento. Até a conclusão da obra, as atividades do Niae serão adaptadas pelos profissionais nas próprias escolas dos alunos. 

O antigo local
O atendimento do Niae era realizado junto ao antigo prédio da Escola São José desde 1991. O local, no mês de outubro de 2018, teve duas salas interditadas por problemas de estrutura, transferindo parte dos trabalhos para a Escola Municipal de Educação Infantil Santa Teresinha. O chão das salas, localizadas no sótão do prédio, cedeu devido a problemas de infiltração no telhado. Conforme a secretária de Educação, o prédio tem mais de 100 anos (a edificação abrigava antigamente o colégio das Irmãs de São José e as salas que tiveram problemas na estrutura eram o sótão, onde as irmãs tinham seus dormitórios) e, mesmo com manutenções constantes, apresentavam infiltrações que ocasionaram ondulações no chão e, por uma questão de precaução, foram interrompidas as atividades no local. “As salas foram adaptadas para o Niae e com uma nova reforma no local iríamos gastar mais do que estamos gastando com a implantação da nova sede no bairro União”, afirma a secretária. 

O atendimento
O Niae oportuniza ao aluno com necessidades educacionais especiais diversas avaliações, com encaminhamentos médicos especializados e atendimentos nas áreas psicopedagógica, pedagógica, psicomotora, psicológica, fonoaudiológica e social, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades para a inclusão social e escolar. O atendimento ocorre principalmente para alunos das séries iniciais, atuando com 250 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Nee’s) e também com dificuldades de aprendizagem. Conforme os dados da Secretaria, no ano de 2018, 420 atendimentos foram realizados. O Niae recebe alunos encaminhados pelas próprias escolas que passam por avaliações individuais onde são apontados os atendimentos necessários para cada caso. O trabalho, no turno inverso ao da aula, é realizado em pequenos grupos ou individualmente. O Núcleo atende a alunos do ensino fundamental de todas as redes de ensino. O espaço tem a direção de Letícia Zin e a articuladora do processo Escola-Niae é a educadora Vivian Morandi.

Obra está em fase de licitação. - Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário