Movimento para a Páscoa deve ter incremento de 27,2% no comércio
Chocolates representam 84,4% da preferência e preço (54,8%) é fator decisivo para a escolha do presente
A Páscoa será mais doce para o comércio caxiense. Segundo a tradicional pesquisa de intenção de compras da CDL, seis em cada 10 pessoas deverão adquirir chocolates, cestas, brinquedos e roupas para presentear na data. Com isso, a expectativa da entidade é de que ocorra um aumento de 27,2% na procura de produtos para a Páscoa em 2022 em relação a 2021. O tíquete médio deve ser R$ 25 a mais do que no ano anterior, ficando em R$ 160,12, com estimativa de 3,2 produtos por consumidor.
Mais de 80% dos entrevistados pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL disseram que já sabem o que vão comprar. A estrela principal segue sendo o chocolate, com 84,40% da preferência. Neste ano, 5,30% declararam que, além do doce, vão presentear também com outros itens, como calçados, roupas e utensílios, e 4,20% com brinquedos. Quase 40% dos participantes sinalizaram que levam em consideração os pedidos de quem receberá os mimos, especialmente as crianças.
Entre os chocolates, os produtos artesanais (41,70%) deverão ser mais procurados que os industrializados (35,70%), sendo que para 22,60% da população o processo de elaboração é indiferente na hora da escolha.
Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, explica que, além do aumento no número de pessoas que afirmaram que vão às compras, passando de 47% (2021) para 59,80% (2022), outro dado que chamou a atenção é a disposição do público em investir mais, mesmo com os impactos da inflação e o aumento de preço dos insumos dos produtos.
“Nesta pesquisa observamos um maior interesse dos clientes em adquirirem produtos mais caros. As cestas de Páscoa, por exemplo, que representavam 9,50% das escolhas em 2021, chegou ao índice de 14,10% neste ano. Já os bombons, que são itens mais baratos, tiveram queda, passando de 23,60% para 14,40%”, contextualiza o gerente.
Cerca de 92% dos consumidores irão às compras no comércio local, sendo os dias de semana (53,7%) os de maior movimento. Os supermercados, que tradicionalmente eram uma das principais escolhas para adquirir os produtos, perderam espaço, caindo de 38,4% (2021) para 19,4% (2022). “Apesar de 61,3% dos caxienses declararem que vão às compras na semana, na véspera ou no dia, neste ano verificamos uma ampliação na quantidade de consumidores que se anteciparam, chegando a 22,8%, frente a apenas 3,3% do ano passado”, observa Cervieri.
Desde o desenvolvimento das primeiras edições das pesquisas de intenção de compras para as datas comemorativas, em 2018, a CDL Caxias do Sul observa que a decoração dos espaços está entre os principais fatores de influência nas vendas. E neste levantamento não foi diferente.
80,6% dos entrevistados disseram que a ambientação é importante ou muito importante na hora da aquisição e outros 79,40% afirmaram que colabora para que eles entrem e confiram os produtos. Vinte e quatro por cento dos caxienses declararam ainda que os adornos ajudam a lembrar da Páscoa e outros 25,3% que as pessoas comentando sobre a data também colabora na sensibilização.
Entre os fatores decisivos na escolha do local de compra está o atendimento (atenção, explicação e ajuda para a escolha), com 43,3%, seguido de produto (qualidade, diversidade e diferenciação), com 23,9%. Já a seleção do presente é baseada em preço (54,8%), opções diferenciadas (14,1%) e na confiança (11,2%).
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada entre os dias 22 e 26 de março, com 580 moradores de diferentes pontos do município. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.
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