Morre o empresário Raul Anselmo Randon
Fundador das Empreas Randon, ele estava hospitalizado em São Paulo. Velório ocorrerá no Memorial São José de Caxias do Sul a partir da manhã de domingo
O empresário Raul Anselmo Randon, 88 anos, morreu neste sábado, dia 3 de março, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde dezembro do ano passado. Considerado um dos maiores empreendedores brasileiros, ele foi um dos fundadores das Empresas Randon: Randon Implementos, Randon Veículos, Suspensys, Fras-le, Master, Jost, Castertech, Consórcio Randon e Banco Randon. O velório do empresário ocorrerá no Memorial São José, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, a partir da manhã de domingo.
Também sócio do Miolo Wine Group, de Bento Gonçalves, Raul Randon recebeu em 2013 a Ordem do Mérito Industrial, honraria concedida pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Além de estar à frente de empresas de atuação internacional no setor de transporte pesado de carga, o empresário produzia vinhos, queijos, maçãs e azeite de oliva. Atualmente, Randon era presidente do Conselho de Administração.
Nascido em 6 de agosto de 1929, em Tangará, interior de Santa Catarina, Raul Randon era filho de Elisabetha e Abramo Randon, descendentes de italianos de Caxias do Sul que tinham ido ao Estado vizinho em busca de oportunidades de trabalho. Quando tinha 10 anos de idade, Raul voltou com a família para Caxias. Aos 14 ele começou a trabalhar na ferraria que pertencia ao pai, o que fez tomar o gosto pelo trabalho.
Após o serviço militar, abriu uma pequena fábrica de máquinas tipográficas junto ao irmão Hercílio e um amigo. Essa empresa, no entanto, foi destruída após um incêndio. Os irmãos Randon tiveram de recomeçar e decidiram abrir uma oficina mecânica, aproveitando a engenhosidade de Hercílio para trabalhar na área. A empresa cresceu a partir do momento em que começou a fabricar freios a ar comprimido para caminhões, um segmento carente de produtos no país. Era o surgimento da Mecânica Randon, que cresceu no embalo da expansão da indústria automobilística brasileira nas décadas de 1950 e 1960.
Além da atividade empresarial, Raul Randon se destacou na atividade comunitária. Foi presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias e fundou o Instituto Elisabetha Randon, que coordena o projeto Florescer, um programa de educação e profissionalização de crianças e jovens. Em 2017 foi lançado O documentário Viver e Acreditar, que narrou a trajetória de Raul Randon. Com informações da rádio Caxias.
Saiba mais sobre as Empresas Randon acessando aqui o Memorial Randon
Este é um exemplo para todos que começar a trabalhar cedo pega gosto e amor pelo trabalho.