Mercopar bate recorde de público e de negócios
Feira contabilizou R$ 430 milhões em negócios gerados, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior
Depois de quatro dias de intensa programação, encerrada na última sexta-feira, dia 21, a 31ª edição da Mercopar fez história. Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de inovação industrial da América Latina recebeu um público de 35 mil visitantes, somados acessos presenciais e virtuais, e contabilizou mais de R$ 430 milhões em negócios gerados – um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.
A Mercopar deste ano reuniu 512 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 80 deles startups. Somadas às gaúchas, estiveram presentes empresas dos estados do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal. Em 2022, além de ter retomado os quatro dias de programação, o evento expandiu de forma considerável ao ampliar em 60% a área ocupada, totalizando 32 mil metros quadrados de espaço físico. O evento atendeu ou superou as expectativas para 98% das empresas expositoras, que também expressaram a intenção de retornar à feira na próxima edição.
“É uma edição que confirma a tendência de um bom momento para a geração de negócios. A Mercopar é uma vitrine da força econômica da indústria nacional, integrando agentes públicos e privados, desde empresas mais tradicionais e consolidadas até startups em pleno desenvolvimento”, destacou o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, o sentimento após o término do evento é de que a feira atingiu um novo patamar de relevância e excelência. “São mais de três décadas de Mercopar, uma trajetória ascendente na qual a feira soube se modernizar e evoluir, especialmente ao longo dos últimos quatro anos. Tanto em termos de organização quanto no que se refere à qualidade dos expositores, e às ações que são concentradas durante estes dias, a evolução é muito visível e os números refletem isso”, aponta Godoy.
Para o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, o sucesso da Mercopar deste ano se deve à capacidade que o evento teve de atender seus diferentes públicos de forma dinâmica e assertiva, por meio de uma programação diversificada de ações e eventos. “Quem buscou novas oportunidades de negócios foi plenamente atendido, inclusive, no período pré-feira. Da mesma forma, aqueles que buscaram absorver conhecimento técnico e de valor para o seu negócio, tiveram mais de 200h de programação dos mais diferentes temas”, destacou.
0 Comentários