Economia

Melissa 100% reciclada é destaque na Alemanha

Case da Melissa Flox M Edition, produzida com o reaproveitamento de 3,9 mil pares, recebe reconhecimento do prêmio Inovyn na categoria Economia Circular

As ações inovadoras de sustentabilidade da Grendene voltam a ser premiadas, desta vez na Alemanha. O case do produto Melissa Flox M Edition, totalizando 3,9 mil pares feitos integralmente com material reciclado de sandálias sem condições de uso, em 2020, recebeu o Inovyn Awards como destaque na categoria Economia Circular. O prêmio foi entregue na quinta-feira, dia 20 de outubro, em Düsseldorf, durante a programação da K2022, a mais importante feira de plásticos e borracha do mundo.

A Inovyn é a maior produtora de vinis da Europa e está entre as três maiores do mundo, com faturamento anual de 4,5 bilhões de euros. A cada três anos ela realiza o Inovyn Awards que reconhece iniciativas que estão na vanguarda da inovação, envolvendo projetos de sustentabilidade, design, processos e produtos nas categorias Atuação Responsável, Neutralidade de Carbono, Circularidade e Valor para a Sociedade, Inovação e Design.

Antes do reconhecimento internacional, em 2021, a Melissa Flox M Edition recebeu o Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade na categoria Conteúdo Reciclado Transformador, uma confirmação dos esforços das empresas do segmento de plásticos na região Sul do país.

Conheça um pouco mais sobre a ação de sustentabilidade da Grendene

Etapa importante da cadeia de produção da Melissa Flox M Edition é a logística reversa da Grendene, operação que envolveu o recolhimento de 3,9 mil pares de sandálias entre 2019 e 2020 em coletores localizados, na época, em aproximadamente 340 Clubes e Galerias Melissa – hoje o número já chega a cerca de 400 coletores. Parte dos produtos recolhidos foi entregue a três recicladores parceiros, e parte direcionada às fábricas, que possuem conhecimento, equipamentos e a capacidade para separar e identificar os componentes passíveis de serem reciclados. 

Sustentabilidade é mais do que um conceito para a Grendene. É um processo contínuo de evolução em busca de soluções que preservem o meio ambiente e respeitem as pessoas, como o impacto que trouxe o novo embalamento dos produtos de Melissa lançado em 2021, desenvolvido 100% com material reciclável. A caixa é feita com tinta à base de amido e água, livre de solventes, e com 68% menos emissão de CO₂eq no seu processo de produção.

Recentemente, o Melflex, matéria-prima da Melissa, ganhou uma versão com redução de cerca de 30% nas emissões de CO₂eq na atmosfera por causa da sua formulação composta por 25% de matéria-prima de origem vegetal, uma fonte renovável. Quem inaugura o novo material é a icônica Melissa Possession, clássico da marca, com diversas cores nas linhas adulto e infantil. A novidade recebeu o certificado USDA BioPreferred®, concedido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos a produtos biobased.

 - Grendene/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário