Economia

Levantamento virtual traça o perfil de compra da região

88% dos consumidores preferem visualizar o produto na loja física

Com análise de dados da professora e economista Lodonha Coimbra Soares e levantamento estatístico da professora Adriana Speggiorin, a sondagem trouxe dados interessantes que podem auxiliar os comerciantes para as decisões sobre estratégias de Marketing e investimentos tanto para as lojas físicas quanto virtuais.

Um dos dados que mais chamou a atenção é que 88,3% dos consumidores, independentemente do gênero, prefere comprar na loja física para a visualização do produto. A economista aponta como motivação para a realização da compra física, além da visualização do produto, também a credibilidade (61,7%) e o prazo de entrega (16,5%). 

Mais de 60% das pessoas consultadas afirma que comprou em loja física nos últimos três meses, enquanto 35,1% consumiram em plataformas virtuais. Apenas 1,2% consumiram em ambas. 158 pessoas das 248 entrevistadas, preferem a loja física para aquisição de produtos e/ou serviços (63,7%). Já a motivação para a compra pelo e-commerce, vem tanto da facilidade da pesquisa de preços (66,15) quanto da praticidade (62,1%).

Para o final de ano, as compras de calçados e vestuário estão liderando a preferência entre homens e mulheres (76,6%). Se a expectativa dos comerciantes era de que os clientes antecipassem as compras de Natal na Black Friday, essa pesquisa revela que a tendência é outra. Afinal, 71% dizem que não pretendem antecipar as compras de Natal motivados pelas promoções, ou seja, 176 pessoas do total de 248, mas entre os 29% que pretendem antecipar as compras 64,1% escolheram adquirir calçados e vestuários.

Para a coordenadora do Departamento de Pesquisa, Lizete Zamboni, este levantamento comprova a importância de inovar nas ferramentas de comunicação porque o perfil do consumidor muda muito rápido: “Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca.

A amostra coletada virtualmente conta com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% de São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias, sendo que 41% está com 50 anos ou mais, enquanto quase 30% se enquadra entre 40 e 49 anos. Enquanto 71,8% são mulheres, apenas 28,2% são do sexo masculino. Quando questionados sobre a renda, 43,5% estão acima dos R$ 5 mil mensais. Entre as redes sociais mais utilizadas estão WhatsApp (83,1%), seguidos pelo Instagram (77,8%) e Facebook (51,2%).

O levantamento do Departamento de Pesquisa foi realizado de 13 a 27 de setembro de 2021 e conta com margem de erro de 6,2%.

 - Arquivo O Florense
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