Economia

Inverno incrementa em 25% o faturamento do comércio

Levantamento inédito da CDL Caxias do Sul identificou que os dias frios aumentam as vendas

Dias ensolarados com baixas temperaturas. Esta é a fórmula ideal para incentivar as vendas no comércio caxiense na estação mais fria do ano. Com o intuito de compreender o impacto do inverno na economia local, a CDL Caxias do Sul realizou, pela primeira vez, um levantamento sobre o tema. A pesquisa identificou que frio incrementa o faturamento das empresas em 24,74% em relação às outras estações do ano. Entre os principais fatores para este crescimento estão as trocas de coleções e a sazonalidade de alguns produtos, comercializados especificamente no período.

A amostragem feita pelo Núcleo de Informações de Mercado da entidade foi promovida entre os dias 9 e 13 de julho, com associados nos segmentos de vestuário e calçados, cama, mesa e banho, utilidades domésticas, eletrodomésticos e alimentos e bebidas.

Dentre os setores entrevistados, o de cama, mesa e banho têm a maior média de acréscimo no faturamento provocado pelo inverno, com alta de 35%, seguido dos segmentos de vestuário e calçados (28%), de eletrodomésticos (23%) e de bebidas e alimentos (16,25%). Mais da metade (60%) dos participantes afirmaram que o fato das pessoas estarem mais em casa por conta da pandemia tem ajudado a incrementar as vendas, enquanto 30% tiveram queda nas comercializações e para 10% das empresas permaneceu igual ao período que antecedeu a Covid-19.        

Edredons, lençóis de soft e térmicos, mantas e cobertores são apontados como os produtos mais vendidos no ramo de cama, mesa e banho. Já nos itens de vestuário e calçados, os produtos responsáveis pela expansão são as jaquetas, malhas, peças de moletom, básicas, blusas térmicas, pijamas, meias, pantufas, chinelos e botas. Nos eletrodomésticos foram apontados como motivadores da ampliação no faturamento os aquecedores, fogões à lenha, máquinas de lavar e secar roupas e climatizadores.

O setor de bebidas e alimentos tem como destaque os vinhos, que têm suas maiores comercializações no inverno, representando cerca de 30% das vendas totais do ano. Ainda segundo os entrevistados, produtos derivados de chocolate também são mais procurados nas baixas temperaturas por conta da diversidade de itens que tem como base o doce, como chocolate quente e fondue. Já o comércio de frios e embutidos não sofre grande influência no inverno.

Panelas, canecas, chaleiras, garrafas térmicas, jarras e taças para vinho são alguns dos artigos que possuem maior demanda para o segmento de utilidades domésticas. Para algumas lojas, o inverno afeta positivamente, com mais produtos vendidos e maior faturamento, por existir um maior mix de produtos, comparado às outras estações do ano. Entretanto, outras empresas do mesmo setor apontam que o inverno prejudica as vendas por alguns itens terem um maior valor agregado e também pelo frio desestimular a ida dos clientes até as lojas.

Canais digitais como estratégia de venda

Mesmo que a queda nas temperaturas seja o maior convite para as compras, incentivando 70% do aumento dos movimentos nos estabelecimentos, 25% dos lojistas entrevistados afirmaram que precisam também de algum tipo de anúncio ou promoção para atrair os clientes, e apenas 5% necessita de uma quantidade significativa de anúncios e promoções para garantir as vendas.   

Todas as empresas participantes utilizam algum tipo de anúncio para atrair mais clientes - independente da estação do ano -, sendo as principais estratégias postagens impulsionadas no Facebook (29,03%) e Instagram (27,42%). Também aparecem como ferramentas para a projeção de vendas o WhatsApp (24,19%), emissoras de rádio e jornal (somando 14,52%) e somente 1,61% utilizam anúncios pagos no Google.

 - Divulgação
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