Economia

Historiadoras apresentam empresa de curadoria de memórias

A Desvendare realiza curadoria de memórias pessoais e corporativas, por meio de biografias, perfis, histórias de famílias, de empresas ou de instituições, além de pesquisa e produção textual

“Tudo pode ser imitado, mas sua história é única”. Com essa frase em mente, as historiadoras Danúbia Otobelli e Gissely Lovatto Vailatti apresentam uma nova empresa, especializada em curadoria de memórias. A Desvendare – História e Comunicação nasce com o propósito de resgatar histórias, perpetuar as lembranças e permitir que as futuras gerações conheçam sua cultura e as recordações mais caras a alguém. 
Na vanguarda desse processo, a Desvendare realiza curadoria de memórias pessoais e corporativas, por meio de biografias, perfis, histórias de famílias, de empresas ou de instituições, além de pesquisa e produção textual. “Hoje em dia, temos uma enxurrada de fotos digitais, que acabam se perdendo nas memórias dos dispositivos, até uma infinidade de fotos físicas e documentos jogados no fundo dos armários” lembra a jornalista Danúbia Otobelli. 
Por isso, a Desvendare se propõe a identificar e preservar esses documentos e as memórias que eles representam, além de resgatar as lembranças e trabalhar na preservação de acervos pessoais ou empresariais, transformando-os em publicações, seja na forma de e-book ou impresso. “Afinal, sempre existe aquela máxima: minha vida daria um livro”, afirma a jornalista e historiadora Danúbia Otobelli.
Comemorar aniversários de empresas, ou registrar a história de um casal que completa bodas, podem ser objeto de trabalho da Desvendare, como curadoria de memórias, através da realização de entrevistas, pesquisa documental, organização de acervos pessoais e históricos, com identificação dos materiais, até a produção literária de todo o material existente. 
“Registrar ocasiões ou momentos para a posteridade, ou trazê-los à luz do presente, são experiências plenas de significados e significâncias. Elas dão sentido a própria existência e nos identificam no tempo e no espaço”, enfatiza a historiadora Gissely Lovatto Vailatti.
A Desvendare também trabalha com assessoria de comunicação e gestão de mídias sociais, produzindo todo o designer e textos com foco no marketing de conteúdo. Realiza ainda cursos e oficinas ligadas à história e patrimônio cultural. Com vasta experiência em pesquisa, a dupla tem o conhecimento e a expertise para contar boas histórias. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (54) 9.9954.5940 ou (54) 9.9972.7765 ou @desvendare.

Danúbia Otobelli e Gissely Lovatto Vailatti empreendem  através da Desvendare. - Diana Alves Barcellos/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário