Economia

Flores da Cunha estreia na Mercopar e fortalece empreendedorismo

Conquista de certificação e ação com expositores marcaram a primeira participação do município no evento

Flores da Cunha está definitivamente no mapa de empreendedorismo gaúcho.  Pouco menos de seis meses depois de ingressar no Programa Cidade Empreendedora - iniciativa de cunho profissionalizante desenvolvida por meio de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público -, o município deixou a 30ª edição da Mercopar no início do mês mais fortalecido. Entre outros feitos de sua primeira participação na maior feira de inovação e negócios da América Latina, o destaque ficou por conta da conquista da Certificação Bronze da Sala do Empreendedor.

Flores da Cunha ingressou no Cidade Empreendedora em maio deste ano. Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, a iniciativa conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. A participação do município na Mercopar integra o planejamento do município dentro das ações do Eixo complementar de Valorização das Empresas Locais.

Um grupo de nove empreendedores estiveram presentes na feira. Em comum, o apelo da Cultura Italiana, em especial, em alusão à indústria de vinhos, espumantes e do enoturismo. ‘‘Nossa experiência não poderia ter sido melhor. Tivemos uma grande receptividade’’, comemora o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviço, Paulo Sérgio Wichmann.

Segundo o dirigente, a conquista da certificação bronze pela Sala do Empreendedor serviu para coroar a participação no evento. Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, a certificação das Salas do Empreendedor visa reconhecer os esforços de melhoria dos serviços e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais. Como ocorre tradicionalmente, a premiação ocorreu em outubro, durante a 30ª Mercopar e destacou 99 Salas certificadas, sendo 22 na categoria diamante, 25 na categoria ouro, 5 na categoria prata e 47 na categoria bronze.

Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização, a Sala do Empreendedor é um espaço de atendimento que oferece soluções para quem quer abrir um negócio, legalizar a sua atividade, obter informações referentes à implantação da Redesimples e da Lei de Liberdade Econômica, além de oferecer orientação e capacitação. Em Flores da Cunha, o espaço foi inaugurado em julho e já acumula mais de 160 atendimentos em áreas de interesse básicos de empreendedores e futuros empresários que querem abrir o próprio negócio e procuram informações sobre gestão empresarial.

 - Sebrae RS / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário