Economia

Flores da Cunha da inovação

Lançamento do Perfil Socioeconômico 2022 destaca o empreendedorismo local e consagra a liderança da Fante Indústria de Bebidas entre as 50 maiores empresas do município

O Perfil Socioeconômico 2022 de Flores da Cunha, uma publicação anual do Jornal O Florense, foi lançado na noite da última terça-feira, dia 29 de novembro. A apresentação da 14ª edição reuniu um grupo de autoridades, empresários e comunidade, no recém-inaugurado MOM Gastronomia – Lounge, no bairro São Cristóvão, cuja coordenação é do renomado chef de cozinha Fredi Fontana. 
Neste ano, a busca pela inovação ao longo da história da humanidade norteou a reportagem de abertura da revista, que abordou aspectos nacionais e internacionais para contextualizar o local. A publicação, por meio do levantamento de dados, mostrou as tendências que surgiram após o atípico ano de 2020, como a diminuição da representatividade da indústria na economia do município, o avanço do setor primário, a redução da participação dos serviços, o crescimento do Valor Adicionado (VA) das 50 maiores empresas florenses – após dois anos de queda teve crescimento de 2,5 pontos em relação a 2020, chegando a 60,6%  –  e destacou os novos empreendimentos que passaram a integrar o ranking, como é o caso da Prime Flake Indústria e Comércio de Plásticos e da SGQ Indústria e Comércio de Parafusos.
O estudo também revela como as empresas e o poder público têm atuado no que tange à inovação, com destaque para o projeto da administração municipal ‘Flores Inovadora’, que ganha forma por meio do programa Flores + Renda e com o apoio da Sala do Empreendedor. Dessa forma, um conjunto de novas ideias, tanto no processo de produção quanto no de comercialização, começa a ganhar força e, atrelado a ele, um novo conceito: o de inovação. Ferramenta esta que move empresas para novos mercados e negócios, e se fortalece ainda mais com a presença de startups, isto é, empresas que desenvolvem tecnologias e processos que não existem no mercado e estes são capturados por empresas maiores ou transformados em negócios lucrativos. Uma verdadeira conexão entre empreendimentos das mais diversas áreas. 
Segmentos que foram mencionados pelo diretor do Jornal O Florense, Carlos Raimundo Paviani, que além de demonstrar satisfação pelo lançamento da 14ª edição do Perfil Socioeconômico, discorreu brevemente sobre o tema da reportagem de abertura da revista: a inovação. Paviani destacou o surgimento de novos empreendimentos no município e exemplificou com o fato de o evento de apresentação estar sendo realizado em um desses espaços. O diretor do periódico concluiu sua fala agradecendo a todos pelo apoio e pela presença na ocasião.  
Na sequência, o presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Angelo Antoninho Boscari Junior, proferiu seu discurso: “O Perfil Socioeconômico já se tornou uma ferramenta do nosso município, onde mostra o nosso desenvolvimento econômico, nossos índices e isso, sem dúvidas, é importante não só para a gente ver a nossa realidade, mas também para nos basearmos nela para fazer políticas públicas através da Câmara e do poder Executivo”, enalteceu.  
O prefeito municipal, César Ulian, aproveitou o ensejo para destacar o incremento no número de empresas e empregos em Flores da Cunha, bem como a criação do programa Flores + Renda, que visa aproximar quem está procurando trabalho dos empresários que estão em busca de uma mão de obra qualificada, além de possibilitar a realização de diversos cursos gratuitos de capacitação para o mercado de trabalho. “Nós estamos com um plano de desenvolvimento, no qual das 13 principais ações propostas nós já estamos com sete implementadas e temos mais dois anos para implementar ainda mais ações. Uma delas é o incentivo às indústrias, para que, cada vez mais, o poder público desenvolva estratégias e ferramentas para devolver a vocês (empresários) maiores condições para que esses números possam estar cada vez melhores, mesmo passando por momentos difíceis. É a nossa indústria, o nosso comércio, os nossos serviços que, cada vez mais, vem elevando seu patamar e a gente percebe, toda a vez que vamos para outros municípios, o quanto Flores da Cunha está em evidência e isso, claro, a gente precisa assumir que os méritos também são nossos, mas, principalmente, de cada um de vocês, porque sem o empenho, sem o engajamento, sem a transformação industrial que todos vocês vêm fazendo, e também com o auxílio do Centro Empresarial e da CDL – representados pelo presidente Gilberto Boscato e pela vice-presidente Adriana Boeira Dotti, respectivamente –, todos nós somamos esforços para estarmos melhorando, cada vez mais. Afinal, se os números estão bons, os méritos são de vocês”, ressaltou o chefe do Executivo florense. 
O Perfil Socioeconômico 2022 é um produto da Editora Novo Ciclo, com o apoio da prefeitura municipal, da Câmara de Vereadores, do Centro Empresarial e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Flores da Cunha. A publicação pode ser adquirida na sede do Jornal O Florense, ao valor de R$ 30.

A tradição de inovar
A Fante Indústria de Bebidas segue na liderança do ranking de Valor Adicionado (VA), pelo segundo ano consecutivo, mesmo tendo reduzido sua participação. A empresa se tornou líder entre as 50 maiores de Flores da Cunha em 2020, saindo do 3º lugar (ocupado em 2019) e apresentando um aumento de 28,2%. 
De acordo com o diretor da empresa, Júlio Fante, a conquista é vista com orgulho pela equipe e simboliza mais um capítulo importante da história, que já soma mais de meio século: “É gratificante quando se trabalha tanto tempo, quando se dedica um esforço de uma equipe e a gente vê que dá frutos esse trabalho. Então estar, pelo segundo ano, com o maior Valor Adicionado do município, isso nos enche de orgulho, porque são muitas pessoas envolvidas nesse processo todo e nós nos sentimos muito responsáveis por isso. Também é uma satisfação ver que tudo que se fez, se trabalhou, se plantou, as coisas que implementamos e que fizemos, foram importantes. Então o resultado vem e a gente dividir isso com o nosso grupo é bastante importante, não que sejamos melhores que ninguém, não é essa a questão, mas eu acho que chegar nesse resultado a gente sabe o quanto é trabalhoso, são mais de 50 anos”, destacou. 
O diretor também mencionou sobre a Fante Indústria de Bebidas ser uma empresa de sucessão familiar, com uma história escrita pela família, de geração em geração. “Isso tem uma série de fatores: a organização, a condução, a seriedade no trato e, em tudo, com as pessoas, com as coisas, com o que se produz e com o respeito com o qual se produz. Eu acho que é uma soma de coisas, é como construir uma casa, de tijolo em tijolo se chega no teto e, como munícipes que nós somos, com raízes profundas aqui, é muito bom, é só orgulho”, emocionou-se. 
Receita de sucesso baseada na inovação, refletida na incessante busca por novidades: “É uma tradição já, a gente sempre procura por coisas novas, acompanhar mercados, tendências, movimentos que, por vezes, são lentos, tem que observar lá fora e leva anos para acontecer aqui, por isso, temos que estar sempre cuidando, sempre alerta”, conclui Fante.

Dados para entender o passado e planejar o futuro 
Se em 2020 Flores da Cunha tinha apresentado uma redução de 3,15% no número de empresas existentes, o ano de 2021 marcou a retomada, com a abertura de 146 novos empreendimentos, um crescimento de 4,24%. Com exceção dos autônomos, que apresentaram uma redução de 6,44%, os demais setores tiveram saldo positivo, com destaque para o de serviços, que criou 142 novos estabelecimentos. 
No que diz respeito aos dados demográficos, um aspecto evidenciado pelo Perfil Socioeconômico é que a comunidade florense está envelhecendo. De 2020 para 2021 a população com mais de 65 anos cresceu 5,3% e representa 12,5% do total de habitantes do município. Por outro lado, conforme os últimos números divulgados, os nascimentos aumentaram 2,7% em 2020 – em 2019 houve uma redução de 15,9%. Já os dados mais recentes dos Registros Civis, também de 2020, sinalizam uma queda de 47,6% nos casamentos, e um aumento de 20% no número de divórcios. 
Outro índice que chama a atenção, por sua grandiosidade, é o aumento da frota de veículos. Atualmente, a cidade conta com 26.989 veículos em circulação, a proporção de um carro para cada 1,1 habitante, ou, quase três veículos por família.
O que também aumentou foi o número de empregos formais, – variação entre admissões e desligamentos – que atingiu o maior patamar dos últimos cinco anos: cresceu 75,8%. 
No setor primário, o destaque foi o crescimento de 24,2% na produção de uvas. No entanto, nas demais lavouras, a instabilidade foi a grande inimiga dos agricultores, prova disso é que eles diminuíram a produção de bergamota (-17,2%), caqui (-20%), alho (-0,6%), tomate (-20%), ovos de galinha (-2,12%) e leite de vaca (-16,6%). Já algumas culturas apresentaram crescimento, como é o caso da cebola (13,3%) e do pêssego (3,57%), por exemplo.    
No que diz respeito à educação, a pandemia e a interrupção das aulas presenciais ocasionaram, em 2020, um aumento de 121% no abandono escolar no Ensino Médio. Em 2021, por sua vez, o município apresentou uma redução de 29,7% no mesmo dado. Em relação às matrículas, que estavam em queda em 2020, 2021 seguiu com diminuição (-1,71%) especialmente entre alunos da Educação de Jovens e Adultos. Já as matrículas em creches, Ensino Fundamental e educação profissional tiveram aumento em comparação ao ano anterior. 

Equipe do Jornal O Florense com apoiadores do Perfil Socioeconômico 2022: Carlos Paviani, Gilberto Boscato, Angelo Boscari Junior, Franciane Baseggio, Maria Cláudia Barcellos, Adriana Boeira Dotti, César Ulian e Danúbia Otobelli.  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário