Economia

Fante e Forbal no topo das exportações

As duas empresas florenses foram agraciadas com o Prêmio Exportação RS nas categorias bebidas e veículos/autopeças

Na noite da quinta-feira, dia 11, as empresas florenses Fante Bebidas e Forbal Automotive foram agraciadas com o Prêmio Exportação RS nas categorias bebidas e veículos/autopeças, respectivamente. 
A Fante recebeu o troféu pelo quinto ano consecutivo, alcançando a distinção Ouro da premiação em 2022. Já a Forbal foi agraciada com a honraria pelo quarto ano consecutivo.
De acordo com o diretor-presidente da Fante, Julio Gilberto Fante, dentro do projeto de expansão da empresa e de seu planejamento estratégico, na década de 1990, a Fante Bebidas iniciou no mercado da exportação e, após mais de 20 anos, está presente em todas as regiões do Brasil, além de atuar em outros 12 países, principalmente da América Latina, mas também da América Central e do continente africano. Com um portfólio constituído por mais de 150 itens, dentre vinhos, sucos, espumantes, destilados e coquetéis não alcoólicos, a Fante Bebidas produz 50 milhões de unidades a cada ano, das quais 5,6 milhões são destinadas ao mercado externo. “Para nós é uma honra sermos premiados dessa forma, são cinco anos seguidos, e é uma alegria também, porque é fruto de um reconhecimento de um trabalho de uma equipe”, comemora Fante, que lembra que a empresa iniciou  timidamente com a exportação, mas com um trabalho persistente e bastante focada naquilo que queria como alvo. “É um trabalho árduo, já que o mercado não está te esperando lá fora. É preciso ir até ele, desbravá-lo. Só que isso não se faz da noite para o dia”, explica. “O que contou a nosso favor foi que sempre tivemos uma proposta clara a respeito do caminho que desejávamos seguir”, esclarece.
Para alcançar seus objetivos, a Fante Bebidas se vale da expertise e do conhecimento sobre o setor em que atua, os quais foram adquiridos ao longo de mais de cinco décadas. Um exemplo é a atenção dada a detalhes importantes que caracterizam o segmento, como a pulverização dos pontos de vendas. Por isso, a escolha de parceiros adequados no exterior é um dos fatores que determina o êxito das vendas. “Os distribuidores são muito importantes, porque eles ajudam a montar uma estrutura de inserção e promoção da marca, facilitando o entendimento que buscamos junto ao público-alvo. Depois que a marca adquire credibilidade e conquista os consumidores, aí sim, ela alcança o espaço que lhe é dado para a comercialização. São coisas básicas, que se aprende ao longo do tempo”, destaca o diretor-presidente da Fante.
Independentemente do destino dos produtos, a qualidade representa o principal diferencial das bebidas produzidas em Flores da Cunha. Não por acaso, as bebidas que a companhia exporta são exatamente as mesmas disponibilizadas ao consumidor brasileiro. “Entre um mercado e outro não tem diferença, são produtos tradicionais. Nas exportações, iniciamos com a comercialização dos destilados, ainda nos anos 1990. Mas, com o passar dos anos, também aumentaram bastante as vendas de nossos vinhos lá fora”, assinala Fante. Na linha de destilados, o produto de maior destaque na atualidade é o Gin Rocks, que está entre os líderes de mercado nacional na categoria. Entre os vinhos, o rótulo Quinta do Morgado é referência nacional, além de se constituir na principal marca de exportação da Fante.
E assim como a Fante, a Forbal Automotive atua no território nacional, além de expandir as fronteiras, fornecendo soluções para implementos rodoviários e agrícolas ao redor do mundo e atendendo os mais exigentes padrões de qualidade e conformidade.  As exportações da empresa florense iniciaram em 2015, em um momento em que o mercado interno estava enfraquecido e foi necessário buscar outras alternativas para a manutenção do nível de negócios. Após esta inicial inserção no mercado externo, as parcerias com outros países mostraram-se bastante viáveis e a empresa decidiu investir fortemente no segmento de exportação.
Conforme o CEO da empresa, Giuliano Santos, a honraria é um reconhecimento que engrandece ainda mais o trabalho e mostra que a empresa está no caminho certo. “Quatro anos consecutivos é uma honra, fruto de um grande trabalho de toda a nossa equipe. E esperamos que o nosso caso sirva de inspiração para outras empresas que venham a desempenhar esse trabalho e fortalecer a atuação brasileira, das empresas gaúchas, no mercado externo”, relata o CEO que também vislumbra o exemplo da Fante, almejando o quinto prêmio consecutivo. “Esse é o nosso objetivo. Estamos trabalhando muito forte este ano para, o ano que vem, estarmos lá para esse grande momento”, pontua.
A Forbal, que conta com diversos processos fabris para que seu cliente encontre, em um só fornecedor, tudo o que necessita para seu projeto, possui as mesmas linhas tanto para o mercado doméstico quanto internacional. “Nós temos algumas linhas de produtos que atendemos tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, e especialmente no mercado internacional são componentes e produtos relacionados ao segmento de transporte, especialmente implementos rodoviários e caminhões”, destaca Santos, revelando que a empresa atua na América Latina, da Argentina ao México com uma frequência bastante importante, e alguns contatos na América Central. “Todas as montadoras para quem fornecemos aqui no Brasil, também do mercado agrícola, que tem plantas em outros lugares do mundo, nós fornecemos também, tendo produtos nos Estados Unidos, China, Bélgica, Holanda, entre outros”. 
No próximo ano, a empresa espera aumentar em 30% as suas vendas no mercado externo. Para isso, nos últimos três anos, foram investidos R$ 7 milhões em ampliação da infraestrutura e aquisição de equipamentos e de tecnologia, visando aumentar a capacidade produtiva atual e contemplando o aumento das demandas de seus clientes. E para findar o ano de 2022, o segundo semestre será intenso para a Forbal Automotive: “Vamos estar participando de rodadas de negócios no Peru e no México, e estaremos expondo em uma feira na Alemanha. E, ainda, para finalizar o ano, estaremos presentes em uma feira muito importante no mercado brasileiro, que é a Fenatran”, finaliza, tendo a certeza que essas atividades vão perpetuar o negócio e ampliar o business na área internacional, fazendo com que a exportação, hoje representando 12% do faturamento global da empresa, seja ampliada para 20% a médio prazo. 
O Prêmio Exportação RS, que neste ano chegou a sua 50ª edição, premiou ao todo 67 empresas gaúchas – o maior número da história do prêmio – e tem como objetivo reconhecer os empreendimentos que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras no mercado internacional.

Julio Fante recebeu as condecorações representando a Fante Bebidas. - Fabiano Panizzi/Divulgação O CEO da Forbal, Giuliano Santos. - Fabiano Panizzi/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário