Economia

Faça a declaração com um contador

O acompanhamento de um profissional da área vai permitir declarar corretamente

Mesmo existindo ferramentas online para os contribuintes procederem com a declaração no Portal e-CAC, na opção “Meu Imposto de Renda”, junto ao Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, é recomendável buscar um profissional. Decifrar um emaranhado de legislações e opções é muito mais fácil para quem tem experiência. 
“Um contador poderá te aconselhar, por exemplo, se a declaração deve ser simplificada ou completa, modificando as deduções que podem ocorrer entre uma e outra opção”, explica Adilson Gonçalves de Oliveira, diretor do Contadi. O acompanhamento de um contador vai permitir declarar corretamente e, quando for o caso, aproveitar os benefícios da lei, evitando correr riscos de pagar a mais ou ficar devendo para a Receita Federal.
Henrique Finger, do Escritório Finger, Carpeggiani e Marin explica que a principal vantagem de ter um contador é a segurança na entrega. Uma análise das informações de receitas e despesas da pessoa física de forma correta pode resultar em três outras vantagens, explica Finger: “evitar que o contribuinte caia em malha fina, apurar corretamente o valor a pagar ou a restituir e, por fim, buscar uma redução de imposto a pagar”.
Outro detalhe importante que muitas vezes passa desapercebido, explica Adilson Oliveira, são os rendimentos provenientes de ganhos de capital. Os cartórios informam à Receita Federal as operações de compra e venda de imóveis e há casos específicos que geram tributação, assim como as aplicações financeira ou aplicações em bolsa de valores.
Além disso, são inúmeras as novidades em 2021, como a declaração de auxílios governamentais (confira ao lado). “O que há de especial neste ano é a declaração para quem recebeu o auxílio emergencial e o benefício emergencial de preservação do emprego e da renda. Também abriu um campo de bens para criptoativos. Imagino que pela alta demanda de pessoas que ingressaram na bolsa em 2020, é algo que vai ter bastante procura”, diz Maico Vinicius Ferraz Lima, diretor da JFM Contabilidade. 
A procura para declarar o Imposto de Renda é bastante grande, relata Finger, pois como a tabela não sofre alterações há vários anos, então, a cada ano mais pessoas são obrigadas a entregar a declaração.
 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário