Economia

Expectativa de boas vendas no comércio de material escolar e uniformes

Empresários florenses afirmam que a movimentação, ainda que de forma tímida, já iniciou

Com a aproximação do retorno das aulas presenciais e a normalização da Covid-19, a preocupação de pais e estudantes com a aquisição de material escolar e uniformes inicia. A expectativa dos florenses é de que as vendas voltem a atingir os patamares do período anterior à pandemia ou, ao menos, mantenham-se estáveis em comparação a 2022. 
Segundo a proprietária da Livraria Fiorio, Sabrina dos Santos Oliboni, a procura por material escolar no município de Flores da Cunha segue de forma tímida. “Estamos há um mês do início das aulas, contudo o movimento ainda não se intensificou. Quem mais nos procurou, até o momento, foi a Educação Infantil, devido ao retorno das aulas nas escolinhas infantis”, informa, salientando que o cenário aponta para uma estabilização nas vendas, semelhante ao que ocorreu no último ano.
Conforme Sabrina, os itens mais vendidos geralmente são os tradicionais: caderno, caneta, cola, lápis e borracha, mas a linha escolar, neste ano, também recebeu algumas novidades, principalmente nos lápis de cores, além do caderno inteligente (uma espécie de fichário que permite realocar páginas)  que vem fazendo muito sucesso entre os estudantes.
Assim como produtos de outros segmentos, o material escolar teve um reajuste de preço em 2023, mas de acordo com Sabrina, é possível comprar o material sem gastar muito. “Depende da marca e a quantidade de itens de cada lista, mas já fizemos algumas listas básicas do Ensino Fundamental com cerca de R$ 89”, informa.
Já no setor dos uniformes, a proprietária da Nina Confecções, Tiana Baldissera, acredita que as vendas voltem. “Estamos vindo de dois anos de pandemia em que as pessoas tinham um pouquinho de receio de comprar algumas coisas, porque tinha aquela história do ‘fecha ou não fecha’. Eu acredito que esse ano as pessoas vão comprar aquilo que realmente precisam, como era em outros anos”, relata, na esperança de que 2023 seja um ano um pouco melhor do que os últimos dois.
A loja, que trabalha com uniformes para as escolas da rede municipal, estadual e particular de Flores da Cunha, já iniciou as vendas de roupas para a volta às aulas. De acordo com Tiana, a procura maior está sendo pelos pais dos pequenos, pelo fato de as escolinhas já estarem funcionando, mas ainda assim há uma grande procura por parte dos pais mais organizados. “O movimento não é como se fosse nos últimos dias de fevereiro, já que brasileiro acaba deixando tudo para a última hora, mas o pessoal já está se mobilizando, tem bastante gente ligando, pedindo orçamentos, então o pessoal já está pensando nisso”, informa, relatando ainda que a procura está se dando tanto por roupas de verão quanto de inverno.

Proprietária na Nina Confecções, Tiana Baldissera, relata que a procura por uniformes já iniciou. - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário