Economia

Especialistas palestram no Congresso Brasileiro do Plástico, em Porto Alegre

Uma das matérias-primas mais estudadas no mundo, o plástico, gera eficiência energética, economia, alta performance e sustentabilidade em diversos tipos de aplicação. Na saúde é usado em materiais e equipamentos que tornam os procedimentos médicos mais eficazes e seguros. Na construção, possibilita redução no custo das obras e conforto térmico e acústico em algumas instalações. Entre as inúmeras aplicações do material, o Congresso Brasileiro do Plástico traz em sua 2ª edição especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar cases sobre a contribuição do plástico no desenvolvimento ambiental, social e econômico. O evento, com organização do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), ao lado dos outros dois sindicatos do setor no Estado, Sinplast e Simplavi, será realizado na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

A programação abrange temas como a excelência do setor, o futuro da indústria de transformação, a redução do desperdício de alimentos e resíduos de embalagens, aplicações racionais do plástico tanto na construção civil, como na medicina,o que proporciona melhor qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais, soluções tecnológicas inovadoras com ênfase em visão computacional e inteligência artificial, e esclarecimento sobre o seu impacto ambiental.

Uma das presenças internacionais confirmadas é o doutor Lorenzo Tavazzi, que trabalhou em projetos de estratégia e internacionalização para empresas como ABB, Basf, Unilever, PlasticsEurope Itália e foi responsável por estudos da retomada do setor plástico na Europa. Outros palestrantes serão a doutora Maria Elizete Kunkel, que falará sobre a evolução das órteses e próteses feitas em impressora 3D; e o doutor Joaquim Caracas, que apresentará aplicações racionais do plástico na construção civil. A programação completa pode ser conferida em www.congressodoplastico.com.br.

O Simplás, um dos organizadores do evento, representa aproximadamente 400 empresas de transformação que geram mais de 8 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real). Em uma distância de 50 quilômetros, a área de abrangência do Simplás apresenta a maior concentração de indústrias de transformação de plástico do Brasil.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário