Economia

Entidades e profissionais do vinho criam iniciativa inédita para aumentar consumo da bebida

Qualquer estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela Pró-Vinho, plataforma que também vai disponibilizar informações de mercado e dados do setor

Com o objetivo de aumentar o consumo e a cultura do vinho no Brasil, as entidades Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se uniram a profissionais de diferentes áreas do mundo do vinho para criarem a Pró-Vinho, uma iniciativa interprofissional que vai desenvolver estratégias capazes de atrair novos consumidores e aumentar a frequência com que apreciadores esporádicos consomem a bebida.

A atuação da Pró-Vinho se dará de forma direta e democrática. Em reuniões mensais, as entidades e especialistas envolvidos vão formatar ações e criar materiais destinados a comunicar sobre o vinho e fomentar seu consumo. É simples: qualquer estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela Pró-Vinho. Basta se cadastrar na plataforma da Pró-Vinho, acessar os materiais, baixar aqueles que mais interessam e colocá-los em prática. A plataforma também vai disponibilizar informações de mercado, notícias atualizadas e dados do setor para apoiar a cadeia como um todo. O conceito e as peças da primeira campanha estão em fase de finalização e em breve serão divulgados e disponibilizados no site.

Atualmente, o Brasil ocupa a 17ª posição no ranking mundial de consumo de vinho, apesar de ser a sétima maior economia do mundo. No total, são consumidos 338 milhões de litros de vinho por ano no Brasil, dos quais 65% são rótulos nacionais e 35% importados (dados da Ideal Consulting e da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV).
 
No lançamento da Pró-Vinho, Adilson Carvalhal Júnior, presidente do conselho da ABBA, afirmou ser prematuro prever quanto o consumo pode crescer com o trabalho da Pró-Vinho, mas com a união dos elos da cadeia do vinho, “temos mais capacidade e potencial para fazer com que este mercado de fato comece a crescer”.
 
Marcio Milan, superintendente da ABRAS, chamou a atenção para a importância dos supermercados como um dos principais canais para divulgar o vinho. Diariamente, 27 milhões de pessoas entram nesses estabelecimentos, o que coloca as gôndolas como um espaço importante para a comercialização de vinhos.
 
Em seu discurso, Oscar Ló, presidente do Ibravin, destacou que, no passado, a indústria nacional já viu o vinho importado como concorrente direto, mas que os tempos mudaram. “Estamos todos juntos, buscando o objetivo único, que é o aumento de consumo”, afirmou Ló.
 
Percival Maricato, fundador da Abrasel, definiu a Pró-Vinho como “um passo importante para a solução dos grandes problemas do vinho”. “Precisamos aproximar as pessoas do vinho. Nosso objetivo é ampliar a familiaridade com a bebida e o consumo entre os brasileiros, que bebem menos de dois litros de vinho por ano”, resume Marcio Marson, idealizador da iniciativa.
 
Quem forma a Pró-Vinho
Aliados à ABBA, à ABRAS, ao Ibravin e à Abrasel estão alguns dos principais importadores, vinícolas, especialistas, consultores e jornalistas do setor, compondo o time que mensalmente se reunirá para desenvolver estratégias e campanhas para o segmento.

Marcio Milan (ABRAS), Percival Maricato (Abrasel), Adilson Carvalhal Júnior (diretor da importadora Casa Flora e presidente do conselho da ABBA), Marcio Marson (MMarson Wine Consulting e idealizador da Pró-Vinho) e Oscar Ló (Ibravin) no lançamento da Pró-Vinho, em São Paulo, dia 29 de janeiro. - Guilherme Bessa/Divulgação
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