Empresas florenses são destaque em exportação
Fante Bebidas e Forbal Automotive recebem hoje o Prêmio Exportação RS
A balança comercial de Flores da Cunha finalizou 2018 com um saldo positivo de US$ 18,5 milhões. Foram US$ 42,2 milhões em exportações e US$ 25,7 milhões em importações. Esse cenário promissor garantiu que duas empresas florenses fossem reconhecidas no 47º Prêmio Exportação RS, concedido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A Fante Bebidas ganha a distinção pelo segundo ano consecutivo na categoria Destaque Setorial – Bebidas, enquanto que a Forbal Automotive conquista o prêmio pela primeira vez, no Destaque Setorial – Veículos e Autopeças. As empresas foram reconhecidas por obterem os melhores resultados mercadológicos e por desenvolverem estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Isso inclui os clusters (grupo) mais significativos presentes no território gaúcho, soluções criativas e inovadoras, além de efeitos benéficos para a microrregião onde estão instaladas.
A entrega da premiação ocorre hoje, quinta-feira, dia 6 de junho, em Porto Alegre. “Quando foi criado, ainda tínhamos uma exportação incipiente no país. O prêmio capacitou muitas empresas e ajudou a fomentar a atividade exportadora, que é uma válvula propulsora para o desenvolvimento econômico e social de um país”, diz o CEO do prêmio e vice-presidente de Comércio Internacional da ADVB/RS, Edmilson Milan.
Há quase cinco décadas o Prêmio Exportação RS existe para reconhecer a narrativa das empresas gaúchas que, com diferentes estratégias comerciais, contribuem para o mercado externo. Ao todo, 51 empresas gaúchas receberão a premiação nos mais diversos setores econômicos. A distinção é realizada de acordo com critérios que levam em consideração dados de exportação de órgãos governamentais e a expertise das 17 entidades que estão presentes no Conselho do Prêmio. Para a edição de 2019, foi realizada a revisão de critérios de categorias quantitativas e qualitativas, com novas linhas de reconhecimento voltadas para empresas fumageiras, joias e pedras preciosas, químicos e farmoquímicos, veículos e serviços exportadores.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das 17 instituições: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Federasul, Fecomércio-RS, Fiergs, Movimento Brasil Competitivo, Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, PwC Brasil, PGQP, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS e UFRGS.
Importações crescem
O cenário econômico ainda instável fez com que a balança comercial florense nos primeiros meses de 2019 ficasse em baixa. De janeiro a abril, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Flores da Cunha teve uma queda de 21,7% nas exportações, se comparado ao mesmo período do ano passado, e um crescimento de 48,5% nas importações, também em relação a janeiro a abril de 2018. Isso resultou num saldo comercial (exportações menos importações) negativo de –US$ 0,28 milhões. Como o dólar oscilando em alta, no período de janeiro a abril, as indústrias florenses exportaram US$ 11,26 milhões e importaram US$ 11,5 milhões. O município conta com 40 empresas exportando e 61 importando.
O setor de móveis e suas partes representa 39% das vendas externas, seguido pelas partes de veículos com 15% e pelos vinhos com 9,3%.
Pelo segundo ano consecutivo
A Fante Bebidas fez a lição de casa em 2018 e repetiu o sucesso neste ano. Pelo segundo ano consecutivo a empresa florense, que está prestes a comemorar 50 anos, ganha novamente distinção no Prêmio Exportação RS na categoria Destaque Setorial – Bebidas. A exportação representa hoje 15% das 41 milhões de unidades produzidas pela Fante, registrando um crescimento de 17% no último ano. No Rio Grande do Sul, a empresa de bebidas é responsável por 90% do volume de destilados exportado e, em 2018, 70% de todo o vinho engarrafado exportado do Estado saiu da Fante. Os principais destaques no mercado internacional na categoria destilados foram a vodka Rajska, o aperitivo Black Stone, o Gin Rocks e a Cachaça Brazuka. A marca Quinta do Morgado ficou em evidência no setor de vinhos, sucos e espumantes. “Só em 2018, a marca contabilizou expressiva ampliação nos mercados da América Latina e da América Central, confirmando a assertividade das estratégias adotadas ao londo dos anos. O ano de 2018 também foi do início das operações de distribuição no mercado norte-americano, bem como de crescente volume de vendas no continente africano, mercado aberto em 2017”, explica o gerente de exportação da Fante, Isaias Fante.
Os números animadores são fruto de um trabalho que iniciou há 20 anos e foi trilhado passo a passo, buscando conhecer as particularidades dos países, logísticas, clientes e consumidores e oferecendo produtos de qualidade, num mix que abrange mais de 100 itens. Para o futuro, as metas já estão traçadas e a Fante projeta expandir ainda mais o mercado internacional. A expectativa é manter um crescimento de 15% ao ano para os próximos três anos.
Hoje, a empresa é responsável pela produção e comercialização de vinhos, sucos, espumantes e destilados, com mais de vinte marcas registradas. Para cuidar de toda essa engrenagem, a Fante conta com um quadro de 200 colaboradores nas suas duas unidades de produção. Além disso, foram realizadas melhorias nas linhas de produção, ampliação de capacidade de estocagem e lançamentos de novos produtos. Estas ações resultaram na expansão de 20% de crescimento referente ao ano de 2017.
Planejando o futuro da empresa
O reconhecimento no Prêmio Exportação RS é pioneiro, mas a Forbal Indústria Automotive Ltda. já trabalha com exportações há cinco anos. A empresa florense, com sede na comunidade de São Cristóvão, recebe a distinção na categoria veículos e autopeças. “Nos sentimos extremamente honrados e felizes em receber este reconhecimento, pois indica que estamos trilhando o caminho certo no mercado externo. Trabalhar com exportação requer bastante persistência, pois existem algumas barreiras a serem quebradas, como idioma e cultura, além da questão logística. Queremos estar presentes no mercado externo sempre, efetuando um trabalho contínuo e de longo prazo, para consolidar e expandir cada dia mais a nossa marca”, afirma a coordenadora de Exportação da Forbal, Morgana Piccoli Cavalli.
A Forbal Automotive atua no mercado produzindo peças e componentes especiais para a indústria de implementos rodoviários, agrícola, automotiva e máquinas em geral, com tecnologia embarcada nos processos de corte laser tubo e chapa, solda e estamparia, forja e usinagem, dobra e conformação de tubos, plásticos termo formados, além de peças e componentes especiais desenvolvidas conforme projeto do cliente, o chamado OEM.
A empresa foi fundada em 2004 e, 11 anos depois, em 2015, iniciou seu processo de exportação, em um momento que o mercado interno estava enfraquecido. A ideia dos diretores da Forbal era buscar novas alternativas para a manutenção dos negócios. Como os primeiros resultados foram promissores, a empresa optou por investir fortemente na exportação e, atualmente, conta com um departamento próprio para o setor. “Estruturamos o setor e criamos um robusto planejamento estratégico para isso, onde a exportação é parte inerente do negócio. Também estamos participando de diversos projetos em conjunto com associações do ramo, como rodadas de negócios e feiras internacionais. Temos visitado frequentemente fabricantes e distribuidores no exterior e buscado oportunidades em diversos países, pois entendemos a importância de estarmos presentes e próximos deles”, pontua Morgana.
A viabilidade econômica da exportação garantiu à Forbal estar presente em mais de 15 países e contar com mais de 30 clientes ativos no mercado externo. Os negócios que iniciaram na América do Sul, hoje já se expandem para vendas na América Central e do Norte, por meio de comercialização no México e com projetos futuros para venda nos Estados Unidos. Além disso, há planos para expansão dos negócios no continente africano. Atualmente, a exportação representa 12% do faturamento global da empresa, com a perspectiva de até 2020 atingir os 20%. “O mercado mundial é extremamente potencial para a Forbal, pois nossos produtos têm uma excelente aceitação e procura. O fato de sermos fornecedores originais de diversas montadoras e implementadoras, aliado à qualidade brasileira que é muito bem vista no exterior, foi de grande auxílio para a expansão dos negócios internacionais da empresa”, finaliza a coordenadora de Exportação.
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