Economia

Despedida do O Florense: A perda da voz da comunidade

A notícia do encerramento do impresso nos deixa não apenas com a sensação de uma página que se fecha, mas com a percepção da perda de um pilar importante para nossa identidade coletiva

Hoje, com um misto de tristeza e reflexão, me despeço desta coluna que por quase um ano foi um espaço de informação e conexão com vocês, leitores. A notícia do encerramento do impresso do Jornal O Florense, após 37 anos de dedicação incansável à informação local, nos deixa não apenas com a sensação de uma página que se fecha, mas com a percepção da perda de um pilar importante para nossa identidade coletiva.
Ao longo dos anos, o Florense desempenhou o papel não apenas de informar, mas de ser o registro histórico de nosso município, uma crônica viva que agora enfrenta seu último capítulo. O cenário desafiador para a imprensa local, evidenciado pelo fechamento do jornal, levanta questões sobre o valor atribuído à liberdade de expressão e à pluralidade de vozes em nossa cidade.
Os desafios enfrentados pelo Florense não são apenas financeiros; são reflexos de uma conjuntura em que a imparcialidade do jornalismo é questionada. É lamentável observar que, em meio ao cenário de desafios, algumas mentes parecem ter perdido de vista a importância vital de um veículo de comunicação local independente. 
As observações de algumas lideranças políticas (que fique claro, eu disse algumas) disseminadas nestes dias em que o O Florense virou pauta, revela uma visão rasa e simplista dos acontecimentos, sem considerar a complexidade de fatores que levaram a esse desfecho. 
A democracia não se sustenta apenas em eleições periódicas; requer um ecossistema de informação saudável, onde as verdades, mesmo que inconvenientes, são respeitadas e divulgadas. A crítica construtiva e a liberdade de imprensa são os pilares dessa construção, e a perda do Florense nos deixa questionando se esses valores estão sendo devidamente preservados.
Ao despedir-me desta coluna, pelo menos neste formato (não sabemos se e como o veículo seguirá de forma online), deixo a esperança de que, em algum momento, nossa comunidade possa testemunhar não apenas o renascimento de um jornal, mas o renascimento do compromisso com uma imprensa independente, crítica e vital para a saúde de nossa democracia.
Agradeço a todos que acompanharam em especial a coluna Gente Empreendedora, foi um prazer divulgar os feitos de empreendedores de Flores e região.
Um forte abraço e um lindo 2024!

 - Luizinho Bebber/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário