Economia

Depois de ano atípico, queda na bolsa de valores deve atrair novos investidores em 2022

Safe Investimentos, agência credenciada a XP, observa o mercado em 2021 e comenta cenário para este ano

Após um ano em que os investidores vivenciaram uma verdadeira montanha russa, com inflação nas alturas e aumento da taxa de juros, 2022 deverá ser um período de boas oportunidades para quem desejar aplicar em ações da bolsa de valores ou outras formas de renda variável. Isso porque, mesmo sendo ano eleitoral, a tendência de melhora do cenário econômico atual deverá impulsionar o crescimento das ações e atrair novos investidores para estas modalidades mais ousadas de aplicações financeiras.

“O Brasil parece estar caminhando rapidamente para o velho equilíbrio macro: mais gastos, inflação mais alta e taxas de juros elevadas. Em virtude disso, as ações da bolsa de valores brasileira caíram muito em 2021, finalizando o ano com o pior desempenho desde 2015. Entretanto, essa queda pode ser uma oportunidade para os investidores em 2022, que poderão comprar ações em boas empresas a preços mais baixos. Mas é preciso que estejam cientes ao provável sobe e desce dos rendimentos. O fato de 2022 ser um ano eleitoral pode trazer bastante volatilidade ao mercado financeiro. Por isso, é preciso que o público da renda variável fique atento em seu perfil de investidor, e somente aplique dinheiro se estiver confortável com isso”.

A observação feita pela economista Karen Focchesatto, head operacional da Safe Investimentos, antecipa o que os reflexos de 2021 e os resquícios de 2020 projetam para este ano. Alicerçada em pesquisas da XP, da qual a agência é credenciada desde 2009, a especialista acredita que o cenário em 2022 oferecerá mais opções de investimentos com melhores rentabilidades. 

“Muito por conta dos reflexos de 2020, marcado pela instabilidade causada pela pandemia, o ano de 2021 foi bastante atípico para o investidor brasileiro, tanto na renda fixa quanto na renda variável. Em 2021, baixaram a taxa Selic para estimular a economia, mas isso acabou elevando a inflação. E a inflação se sobressaiu aos investimentos de modo geral”, explica.      

Ainda segundo Karen, para 2022 a conjuntura tende ser diferente. Na renda fixa, o cenário de juros mais altos e a inflação mais controlada oferecem possibilidades melhores de ganho real em investimentos conservadores. Já na renda variável, apesar da provável volatilidade por conta das eleições, os analistas da XP Investimentos destacam que pode haver boas oportunidades pelo fato de a bolsa de valores brasileira já ter caído expressivamente e apresentar um desconto histórico muito atrativo.  

“Projeções da área de estratégia da XP estimam que num cenário base, ou seja, o mais provável, a bolsa possa aumentar cerca de 19% frente à 2021. Se projetarmos um comportamento num contexto pessimista para 2022, haveria queda de 10%, e no mais otimista poderia ter uma alta de 40%”, aponta a assessora da Safe Investimentos.

 - Clara Stedile/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário