Economia

Cuidado para o leão não te pegar

Contadi Assessoria dá dicas e informa sobre a importância do preenchimento do IR por um profissional qualificado

O Imposto de Renda é uma obrigação fiscal na qual o contribuinte presta a informação de todos os seus rendimentos, tributados ou não, informando seus bens e direitos, assim como suas dívidas. 
Conforme o CEO da Contadi Assesoria, Adilson Gonçalves de Oliveira, a Receita Federal, ao longo dos anos, vem se aperfeiçoando com diversas declarações que são enviadas pelas empresas, bancos e cartões de crédito em todas as instituições no Brasil, Cartórios, Tabelionato e Detran, organizando, assim, um banco de dados de cada contribuinte e, dessa forma, analisando suas reais condições perante o sistema da declaração. “Simplesmente deixar de enviar a declaração acreditando que a Receita Federal não saberá é uma ilusão do contribuinte, portanto, o sistema tem os devidos conhecimentos de suas informações”, informa o gestor, que afirma que há sete anos a tabela do IRPF não reajusta, gerando um grande aumento na quantidade de contribuintes obrigados a enviar a declaração de ajuste anual.
De acordo com Oliveira, o objetivo da declaração é prestar contas ao sistema da Receita Federal, buscando contribuir ou, em muitos casos, garantir a restituição. “Temos conhecimento de todas as informações que a Receita Federal recebe durante o exercício, por isso temos que ter a certeza de que não precisamos enviar a declaração. É muito importante consultar um contador que possa orientar o contribuinte dentro das leis, evitando problemas futuros”, ressalta, informando que o preenchimento correto é fundamental: “Uma informação errada ou equivocada, poderá lhe dar problemas fiscais, gerando multas de até 75% do valor do imposto declarado ou não declarado”.

O papel de um escritório contábil
Analisar os documentos necessários, buscando junto ao contribuinte todas as informações, preenchendo a DIRPF conforme o que está na Lei e no regulamento do Imposto de Renda; acompanhar o processamento da declaração, alertando por eventuais problemas, antes de serem intimados a prestar esclarecimentos se caso tiver algum problema na própria declaração, são alguns exemplos do papel de um escritório contábil. “Os escritórios estão em constantes estudos para a correta análise e preenchimento de sua DIRPF, os devidos cuidados devem ser analisados. Fazer a declaração sem o acompanhamento correto de um profissional, pode lhe gerar dificuldades futuras”, relata Oliveira que solicita às pessoas que ao procurarem um escritório, levem consigo a documentação específica (veja ao lado). 
Conforme o contador, a movimentação bancária, cartões de crédito, as compras e vendas de imóveis e móveis são os principais pontos que as pessoas devem ter atenção na hora de preencher o IR. “Neste ano tivemos clientes que venderam seus veículos com a valorização da tabela Fipe, e muitos contribuintes estão em débito com a Receita Federal devido ao ganho de capital na venda deste veículo. Geralmente os contribuintes não estão ligados a esses cuidados e acabam sendo notificados no decorrer dos próximos anos, já com a conta a pagar, pois o Detran informa à Receita Federal o valor da compra e o valor da venda, gerando assim, um resultado positivo e, por consequência, gera imposto a pagar em 15% sobre este lucro. Um profissional contábil vai lhe orientar corretamente, evitando a multa de até 75% sobre este imposto que não foi devidamente declarado”, finaliza salientando que as pessoas procurem um contador e busquem orientações sobre os diversos detalhes que existem na sua declaração.

Documentação necessária para levar ao contador (todas as informações são referentes ao ano de 2021)

- Rendimentos de salários, pró-labore, aposentadoria, fretes, honorários.
- Rendimentos dos lucros distribuídos nas empresas.
- Rendimentos de Poupanças, aplicações financeiras (inclusive dos filhos e esposa).
- Saldos de bancos de conta corrente no dia 31/12/2021, inclusive dos filhos e esposa.
- Saldo de dívidas bancárias existentes no dia 31 de dezembro de 2021.
- Rendimentos da previdência privada e valores pagos durante o ano.
- Rendimentos e valores pagos a títulos de capitalização dos bancos.
- Fotocópias de recibos da VENDA ou COMPRA de veículos, caminhões ou motos, realizados durante o ano de 2021.
- Fotocópias de escrituras ou contrato de VENDA ou COMPRA de terrenos ou casas, compradas ou vendidas durante o período.
- Recibos de pagamento de escola, inclusive o de faculdade, pagos durante o ano de 2021.
- Recibos de pagamento de médicos, dentistas, advogados, psicólogos, (com CPF) pagos no ano.
- Talões de produtor rural, das vendas realizadas no ano 2021, bem como Notas Fiscais de Compra de Insumos.
- Outros documentos que acharem necessários do ano 2021.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário