Economia

Crescimento de 1,4% mostra continuidade na recuperação da economia

O consumo das famílias retraiu 3,0% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado

O Monitor do PIB-FGV sinaliza, na análise da série dessazonalizada, crescimento de 1,4% na atividade econômica em fevereiro, em comparação a janeiro e de 2,9% no trimestre móvel findo em fevereiro, em comparação ao findo em novembro. Na comparação interanual a economia cresceu 1,6% em fevereiro e 0,7% no trimestre móvel findo em fevereiro.

O consumo das famílias retraiu 3,0% no trimestre móvel findo em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. Apenas o consumo de produtos duráveis cresceu no trimestre e o consumo de serviços segue sendo o grande responsável pelo desempenho ainda negativo do consumo das famílias.

A FBCF cresceu 19,5% no trimestre móvel findo em fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. O componente de máquinas e equipamentos é o principal responsável por este resultado expressivo na taxa trimestral ainda influenciado pelo forte crescimento em dezembro de 2020 devido a importação de plataforma de exploração de petróleo.

Exportação

A exportação retraiu 3,1% no trimestre móvel findo em fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os segmentos exportados que retraíram no ano foram os de produtos agropecuários (com recuo expressivo de 24,3% no trimestre), os serviços e os produtos da extrativa mineral. Em contrapartida, os segmentos que apresentaram desempenho positivo foram os bens de consumo, os bens de capital e os bens intermediários.

Importação

A importação apresentou crescimento de 6,9% no trimestre móvel findo em fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Este resultado positivo foi influenciado, principalmente, pelo crescimento elevado dos bens de capital devido a importação de plataformas em dezembro de 2020, o que ainda se reflete na taxa trimestral móvel finda em fevereiro. Além da importação dos bens de capital, o outro componente da importação que registrou aumento na taxa trimestral móvel finda em fevereiro foi a importação dos bens intermediários e a queda mais expressiva da importação foi verificada em serviços.

Monitor do PIB-FGV em valores

Em termos monetários, estima-se que o PIB do primeiro bimestre de 2021, em valores correntes, foi mais de R$ 1 trilhão.

Observa-se que a taxa de investimento no mês de fevereiro foi de 17,1%, na série a valores correntes. Este resultado mostra uma taxa de investimento acima da taxa de investimento média mensal considerando o período desde 2015, embora abaixo da taxa de investimento média desde 2000.

O estudo completo está disponível no site.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário