Economia

Cooperativas fortalecem a comunidade no Dia Internacional do Cooperativismo

A proximidade e o engajamento ativo dos associados nas decisões reforçam o modelo cooperativista como uma escolha valorizada na região

Paola Castro - redacao3@jornaloflorense.com.br

 

Com suas raízes ligadas à economia local, as cooperativas presentes em Flores da Cunha e Nova Pádua se preparam para o Dia do Cooperativismo, internacionalmente celebrado no dia 6 de julho. A região possui seis cooperativas: a Sicredi Serrana, a Sicoob Vale do Vinho e a Cresol, no ramo de serviços financeiros; a Unimed Nordeste, na área da saúde; e representando a viticultura, a Cooperativa Nova Aliança.

Cooperativismo é um ideal que surgiu após a Revolução Industrial, com a primeira cooperativa surgindo em 1844 na cidade de Rochdale Manchester, no interior da Inglaterra. Doutrina global, o Cooperativismo prega, além do fortalecimento do próprio setor, que as empresas fomentem o desenvolvimento sustentável e social.

Esta proposta é muito bem aceita na região. O gerente da agência Sicoob Vale do Vinho, Algacir Santo Consorte, aponta que o atendimento em Flores e Nova Pádua, desenvolvido há sete anos, é referência.

— Somos a agência da Cooperativa (Sicoob) que se destaca na região da Serra, tendo o maior número de associados, maior número de recursos administrados e maior resultado — informa Consorte.

A estratégia é valorizar a participação ativa dos cooperados e impulsionar a economia local. Ao descrever o perfil de quem busca o serviço, Consorte explica que geralmente quem os contata já passou por perdas e deseja minimizar prejuízos financeiros significativos em casos de eventos inesperados. Entre os produtos mais procurados na Sicoob estão o Seguro Granizo, o Seguro Residencial e o Seguro Auto.


Fundo Social apoia 12 projetos

Com presença marcante em ambas cidades, a Sicredi Serrana RS/ ES investe em projetos sociais, culturais, ambientais e de educação financeira que beneficiam diretamente os moradores de Flores da Cunha e Nova Pádua. O presidente Marcos André Balbinot ressalta o potencial de expansão do cooperativismo na região, enfatizando a importância da proximidade e da transparência nas relações.

— Acreditamos que o cooperativismo é uma forma de organização que coloca as pessoas em primeiro lugar, promovendo a inclusão, a participação e o desenvolvimento coletivo. Nosso objetivo é contribuir para o crescimento sustentável da região, gerando impacto positivo na vida das pessoas e na comunidade como um todo — explica, Balbinot.

Com cinco agências distribuídas entre os dois municípios, o presidente destaca que o Fundo Social — programa que tem por objetivo apoiar projetos com foco em educação, cultura, meio ambiente, saúde coletiva, desenvolvimento social, protagonismo e empreendedorismo — contemplou 12 projetos em Flores da Cunha e Nova Pádua neste ano.


"Cooperativismo é no dia a dia"

Fundada há 95 anos, a Vinícola Cooperativa Nova Aliança destaca-se pela prática contínua do cooperativismo e pelo vínculo estreito com a comunidade. Sob a liderança do CEO Heleno Facchin, o compromisso com as mais de 700 famílias cooperadas vai além das datas comemorativas: — Temos uma série de ações internas com os colaboradores e externas com os cooperados envolvendo a comunidade, que não se limitam ao mês de julho ou ao Dia do Cooperativismo porque exercemos o cooperativismo no dia a dia. A gente coopera na prática diária — enfatiza Facchin.

O CEO aponta que, além de ser um dos principais processadores de uva no Brasil, somando entre 5% e 7% da produção nacional, a Nova Aliança se destaca pelas iniciativas sociais. Recentemente, a cooperativa tem se empenhado ainda mais em fortalecer os laços com seus cooperados e com a comunidade local por meio de ações que visam contribuir e melhorar a vida dos moradores, desde coleta de agasalhos até a distribuição de sucos.

O Dia Internacional do Cooperativismo não apenas exalta os valores fundamentais das cooperativas, mas também destaca sua contínua contribuição para o crescimento econômico e bem-estar social das comunidades locais.

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário