Economia

Convênio para acelerar internacionalização

Protocolo de apoio prevê diversas medidas alinhadas ao mesmo propósito

O Brasil quer ampliar sua exportação de vinhos e espumantes, além de suco de uva e, diante da necessidade de promoção do setor no mercado externo, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil e o Ministério das Relações Exteriores assinaram um protocolo conjunto de apoio, com vigência de 24 meses, que prevê diversas medidas alinhadas ao mesmo propósito. O ato ocorreu na sexta-feira, dia 9, durante jantar realizado na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O documento foi assinado pelo presidente da Uvibra, Deunir Luis Argenta; pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França e pelo presidente da Apex-Brasil, Augusto Souto Pestana. O texto compromete as partes a atuar em busca do posicionamento do Brasil como referência em espumantes do Hemisfério Sul, destacando-se como o principal player na categoria, com referências às premiações relevantes conquistadas no mundo inteiro. O documento também traz o compromisso de formatar um novo Projeto Setorial com o desenvolvimento de ações de promoção no contexto dos 200 anos da Independência do Brasil. Além de fomentar as exportações do setor, o acordo visa ampliar mercados, aumentando o brand awareness (notoriedade da marca) nos países prioritários de destino. Por fim, prevê a coordenação de ações de atração de investimento estrangeiro para o fortalecimento da cadeia produtiva e das empresas do setor.

O presidente da Uvibra, Deunir Argenta, destaca a importância de manter esta relação próxima e ativa para seguir avançando na busca dos objetivos comuns. “O Brasil é reconhecido mundialmente pela qualidade de seus vinhos, espumantes e sucos, mas precisamos avançar, conquistar mais espaço, ampliar o volume exportado que ainda é muito pequeno”.  

Deunir Argenta assina documento firmado com Apex-Brasil e Ministério das Relações Exteriores. - Palácio do Planalto/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário