Consultorias tecnológica e de gestão do Sebrae RS qualificam MPEs em Flores da Cunha
Capacitações, que contam com apoio da prefeitura, integram o eixo Valorização de Empresas Locais, do Programa Cidade Empreendedora
O sonho do proprietário rural e agricultor Mateus Dettoni, 38 anos, de Flores da Cunha, está cada vez mais próximo de virar realidade. Faz tempo que ele pensa em mudar os rumos do seu negócio, transformando a propriedade em um camping ou pousada para receber turistas. E por meio das capacitações oferecidas pelo Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura municipal, o que antes parecia impossível começa a ganhar forma.
Desde janeiro a organização oferece às MPEs locais consultorias tecnológicas e de gestão empresarial com o objetivo de qualificar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas. "Todos aqui se importam mesmo em concretizar uma ideia. Está sendo incrível. Seguindo as orientações dos consultores e fazendo a minha parte, dando continuidade ao trabalho, meu sonho vai, sim, se tornar real”, projeta Dettoni.
“Temos como objetivo, através dessas consultorias, conectar ainda mais a administração pública à comunidade, por intermédio da Sala do Empreendedor, que atua como principal elo entre o setor público e o privado”, explica o agente municipal de Desenvolvimento e Gestor de Inovação, Deivid Luan da Silva.
De acordo com ele, as consultorias são essenciais, pois representam oportunidades de crescimento para esses empreendedores, contemplando temas como fluxo de caixa, qualificação de processos, controle de estoque, entre outros.
A analista de relacionamento com o cliente do Sebrae RS, Gabriela Mathias Garin, diz que as consultorias mais procuradas são as de gestão financeira e as de marketing. Neste momento, 10 empresas estão recebendo capacitação, com atendimento individualizado. “O município analisa o histórico do empreendedor e apoia parte das horas destes atendimentos, ou seja, o empreendedor consegue acessar as consultorias de forma facilitada, com menor investimento e direcionada às suas necessidades”, informa Gabriela.
O processo começa quando o empreendedor procura a Sala do Empreendedor em busca de apoio. A partir daí é agendado um horário para diagnóstico da situação da empresa. “Após identificar as suas necessidades, encaminhamos o empresário para consultoria técnica ou consultoria em gestão, que são realizadas por consultores do Sebrae RS, capacitados a desenvolver e orientar os empreendedores na execução de um plano de ação empresarial”, esclarece Gabriela.
0 Comentários