Economia

Comércio tem expectativas altas para o Dia das Mães

Data é considerada o 'Natal do primeiro semestre'

Considerada pelos varejistas como o ‘Natal do primeiro semestre’, sendo a segunda melhor data do ano para vendas, o Dia das Mães deve aquecer o comércio florense. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RS apontou que 41% dos entrevistados irão comprar presente para a data. 
A boa notícia é que o gasto pessoal deverá ser de R$ 206,09, uma movimentação cerca de 13% maior do que a registrada no levantamento do ano anterior. “Apesar de 45,5% dos consumidores pesquisados afirmarem que atualmente apresentam um nível de renda menor ou muito menor do que no período pré-pandemia, a intenção de gastos em 2022 é maior do que nos anos anteriores”, argumentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Conforme a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, o volume de vendas do comércio varejista na data pode chegar aos R$ 600 milhões.
Entre os presentes escolhidos, o destaque foi para artigos de vestuário (22,9%), seguidos por perfumes/cosméticos (19,2%) e calçados (11,7%). Entre os fatores que influenciam a compra, o mais importante foi o preço, apontado por 59,5% dos entrevistados, seguido por atendimento (24,2%) e diversidade de produtos (22,9%).
E para ajudar esse cenário, a CDL de Flores da Cunha promove a campanha ‘Amor de Mãe Vale Muito’, que visa movimentar o comércio e oferecer vales-compras aos consumidores. A promoção sorteará R$ 15 mil em vales-compras – 15 cupons no valor de R$ 1.000. Neste ano, 50% do valor do prêmio deverá ser trocado na loja sorteada. Conforme o presidente da entidade florense, Jásser Panizzon, a campanha já é sucesso. “Aumentamos em 5% o número de empresas participantes. São 121 locais e mais de 36 mil cupons entregues ao comércio”, destaca Panizzon.
Para participar é simples, basta adquirir um produto ou realizar algum serviço nos estabelecimentos participantes, preencher o cupom em nome de uma mãe, depositar na urna e torcer. A campanha segue até este sábado, dia 7, e o sorteio ocorre na terça-feira, dia 10.

Preferência por lojas físicas e comércio local  
Apesar da aceleração do uso das mais diversas plataformas para venda online, que é uma das consequências da pandemia para o varejo, o consumidor ainda prefere adquirir os presentes nas lojas físicas e, de forma especial, no comércio da cidade. As lojas do centro da cidade foram apontadas por 60,8% dos respondentes como o local onde as compras serão realizadas conforme a pesquisa da Fecomércio. 
Quanto à forma de pagamento, 76,9% afirmaram que irão pagar à vista as compras para a data. Entre aqueles que pretendem dar presentes de Dia das Mães, 50,4% também pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 85,4% planejam almoço ou jantar especial em casa, o que deve aumentar o ticket médio de supermercados, e 11,3% pretendem almoçar ou jantar fora, aumentando a demanda de bares e restaurantes.
 

 - Alencar Turella/CDL Caxias
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