Economia

Comércio mostra sinais de recuperação e cresce 7% em abril

Resultado do Termômetro de Vendas da CDL também mostrou aumento de 14,5% na comparação com o mesmo período de 2020

Após sucessivas quedas, o comércio caxiense mostra sinais de recuperação e cresce 7,07% em abril em comparação a março. O incremento é ainda maior em relação ao mesmo mês do ano anterior, com índice de 14,5% de crescimento. O desempenho econômico do município foi divulgado pela CDL Caxias do Sul, em coletiva de imprensa online junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), na terça-feira, dia 15. O levantamento é realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias e demonstra, pelo quarto mês consecutivo, aumento no número de empregos e crescimento no desempenho da maioria dos segmentos do varejo caxiense.

O assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, reitera que a avaliação dos resultados econômicos de abril é importante, pois é o primeiro comparativo direto entre períodos de 2020 e 2021 atingidos pelos efeitos da pandemia. O economista lembra que o crescimento registrado deve ser relativizado em função do desempenho negativo de março, quando o comércio ficou fechado por três semanas.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, voltou a defender a manutenção do funcionamento das atividades econômicas de forma responsável. Cervieri mostrou otimismo com os meses seguintes devido ao resultado observado nas datas comemorativas de maio e junho, com o Dia das Mães e dos Namorados, com índices acima da expectativa dos próprios comerciantes. 

Crescimento nos diferentes ramos         

O mês de abril foi de aumento nas vendas tanto no ramo duro como no ramo mole.  No ramo duro, por exemplo, a variação entre abril e março de 2021 registrou um aumento de 10,79%, com desempenho positivo em quase todos os setores: eletrodomésticos, móveis e bazar, com 57,49%; implementos agrícolas, com 18,20%; óticas, joalherias e relojoarias, com 11,10%; materiais elétricos, com 6,96%; material de construção, com 6,03%; e automóveis, caminhões e autopeças novos, com 5,75%. Apenas o segmento de informática e telefonia registrou queda, de -8,86%.

No ramo mole, a variação entre abril e março de 2021 foi de 7,07%, contra -5,15% do mês anterior. O desempenho ficou positivo para os segmentos de vestuário, calçados e tecidos, com 18,10%; livraria, papelaria e brinquedos, com 5,60%; e farmácias, com 5,04%. O desempenho negativo foi registrado no segmento de produtos químicos, com -40,04%.

O volume de consultas ao sistema CDL/SPC foi estável em abril. O número de inadimplentes também se mostrou praticamente estável no período (redução de 0,09% em relação ao mês de março). Já na comparação com abril de 2020, a queda de devedores foi de -7,12%.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário