Economia

Comércio cresce 6,74% em maio

Resultado do Termômetro de Vendas mostrou incremento nas comercializações do varejo pelo segundo mês consecutivo

Sabe aquela pequena lembrança, ou mesmo um presente mais caro que você, consumidor, sempre faz questão de dar à sua mãe? Essa atitude contribuiu para que as vendas do mês de maio registrassem um crescimento de 6,74% na comparação com abril. As comemorações em homenagem às mães, que historicamente ficam atrás apenas das comercializações para o Natal, também foram levemente superiores às do ano passado, com incremento de 1,14%, em relação ao mesmo mês de 2020.  No ano, a retração acumulada é de 11,28% e, no acumulado de 12 meses, o resultado fechou com índice negativo de 14,87%.

O desempenho econômico de Caxias do Sul foi divulgado pela CDL, em coletiva de imprensa online junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), na quinta-feira, dia 8. O levantamento é realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias e mostra, pelo quinto mês consecutivo, aumento no número de empregos, com saldo positivo de 543 vagas, sendo 227 no comércio.

O assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, atribui o bom desempenho ao movimento registrado às vésperas do Dia das Mães, que superou as expectativas mais otimistas. 

O gerente administrativo financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, também demonstra otimismo ao analisar os dados do Termômetro de Vendas. Para ele, além das datas comemorativas, a confiança dos lojistas e dos consumidores está aumentando, o que contribui para o crescimento na procura por crédito, no saldo de empregos e para uma retomada geral da economia.   

O Termômetro de Vendas mostra crescimento geral tanto no ramo duro como no ramo mole. No ramo duro, a variação entre maio e abril de 2021 registrou um aumento de 5,56%. O desempenho positivo ocorreu nos setores de Informática e Telefonia (22,87%), Automóveis, Caminhões e Autopeças novos (8,28%), Material de Construção (4,57%) e Eletrodomésticos, Móveis e Bazar (1,98%). Já o resultado negativo ficou nos segmentos de Materiais Elétricos (-9,60%), Óticas, Joalherias e Relojoarias (-0,96%) e Implementos Agrícolas (-0,50%).

No ramo mole, a variação entre maio e abril de 2021 foi de 11,43%. Em maio, o desempenho ficou positivo para os segmentos de Vestuário, Calçados e Tecidos (27,28%), Livraria, Papelaria e Brinquedos (0,30%) e Farmácias (8,56%). O resultado negativo foi registrado na categoria de produtos químicos, com -2,33%.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário