Economia

Comércio aposta no amor

Lojistas da cidade pretendem conquistar clientes neste Dia dos Namorados

No ano passado, o Dia dos Namorados surgiu como um alívio para o comércio – foi a primeira data comemorativa com regras mais flexíveis de abertura. Em 2021, o dia 12 de junho é novamente a esperança dos comerciantes para alavancar o movimento em meio a um cenário ainda complicado devido à pandemia.
Um desses comerciantes é Duílio Lisboa, que viu sua loja ter uma queda de 30% nas vendas desde o ano passado – no Dia dos Namorados, a procura por relógios e acessórios femininos costuma aumentar nas Ópticas Lisboa. “Para nós, é excelente. Não é um mês comum, é bastante favorável, só fica atrás do Natal e do Dia das Mães”, revela o comerciante.
Com o crediário facilitado para angariar ainda mais clientes, o movimento observado até a terça-feira, dia 8,  era satisfatório. “Faz uns 10 dias que a venda de relógios está grande, especialmente os que vêm com acessórios, como pulseiras. Nós já estamos vendendo mais do que em um mês normal”, conta Duílio, que esperava uma procura maior até o final da semana: “Vamos vender bem mais. Quero vender o dobro do que vendi até agora”.
O otimismo é compartilhado pela maioria dos comerciantes da cidade. Em pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha, 55% deles disse esperar mais vendas na data, enquanto outra parcela considerável se mantém cautelosa – são poucos os lojistas pessimistas quanto ao Dia dos Namorados.
A expectativa de 82% dos comerciantes entrevistados era de que o consumidor faria compras na data, números que batem com a intenção dos clientes em presentear: 88% deles respondeu que irá procurar mimos para o companheiro. A maioria dos consumidores pretende gastar em torno de R$ 140 com os presentes, o que também está de acordo com o projetado por 60% dos lojistas, cuja estimativa era de um ticket médio entre R$ 101 e R$ 150.
O presidente da CDL de Flores da Cunha, Jásser Panizzon, aponta que ano após ano o Dia dos Namorados se torna mais valioso para os lojistas. “Durante muito tempo, a data se baseou muito mais na experiência, no que o casal gosta de fazer. No Natal e no Dia das Mães, a preferência é por presentes físicos, mas no Dia dos Namorados é pela alimentação e pelo lazer. Sempre teve a parte do presente, mas agora se tornou mais comercial, com mais variedades”, observa Panizzon.
Números da CDL de Caxias do Sul mostram que itens de vestuário e calçados são os que mais vêm à mente dos namorados na hora de presentear (36,2%), seguidos de chocolate (16,6%), flores (14,7%) e higiene e beleza (11,7%). Além do presente, 75,9% dos apaixonados terão um jantar romântico, enquanto 23,6% deles farão um passeio ou viagem para celebrar.
Segundo Panizzon, o intuito da entidade florense é dar uma relevância ainda maior ao Dia dos Namorados, antigamente coadjuvante dentro do calendário das comemorações anuais. “Estamos querendo aproveitar mais essa data, como também fizemos com a Páscoa e vamos procurar fazer com o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. Por isso nós temos criado estas nossas campanhas, estas nossas promoções”, diz o presidente. 
A exemplo do que fez em março, quando lançou a campanha “Páscoa de Prêmios”, a CDL de Flores da Cunha vai sortear seis vales-compras no valor de R$ 500 cada em uma promoção de Dia dos Namorados (confira abaixo como participar). “O ganhador recebe esse valor e vai usar no comércio da cidade, sem o lojista gastar nada, sem o consumidor gastar nada. O objetivo é gerar movimentação no nosso comércio, estimular a venda, além de dar uma injeção de mais de R$ 3 mil no comércio local”, explica Panizzon.
Por esses e outros motivos, a projeção da entidade e dos comerciantes locais é de um crescimento de até 10% no varejo da cidade – no Estado, a expectativa é de um aumento em torno de 15%, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). Seja qual for a porcentagem, a alta é bem-vinda pelo comércio, especialmente durante a pandemia: “Nós continuamos preocupados com a falta de visão dos governos. Sabemos que inevitavelmente o comércio vai ir e voltar, mesmo que a gente saiba que ele não é o culpado e sim as aglomerações, a falta de cuidado”, complementa Jásser.
A Loja Beneduzi registrou um aumento de 7% até o momento, um pouco menor do que os 10% esperados, revela a gerente Mari Siqueira. “Penso que até sábado ainda tenha tempo. Nós estamos com uma promoção nas nossas redes sociais. No nosso Instagram, as pessoas podem concorrer a uma diária em um hotel em Caxias do Sul”, diz Mari.
Outro atrativo da loja para o Dia dos Namorados é uma promoção que dá ao cliente 100 dias para pagar a compra. “A empatia e o amor são fundamentais. Nós sabemos que estamos em um período difícil, então tentamos entender a dificuldade do nosso cliente para que a data não passe em branco. Nossa campanha diz “se seu amor ficar sem presente, não é culpa da Beneduzi”, porque facilitamos ao máximo para o consumidor”, comenta a gerente, que investiu pesado na divulgação da data comemorativa, pois a próxima – o Dia dos Pais – será apenas em agosto.
Uma tendência observada neste ano é a elevação do ticket médio dos presentes levados pelos namorados, fenômeno que Mari relaciona às dificuldades com jantares e passeios, em número restrito por conta da pandemia: “Para preencher a lacuna de não poder jantar fora, se melhora um pouco o presente”, explica.
Outra novidade é o número de casais homoafetivos que passaram a frequentar a loja. “Nós temos opções para toda a forma de amar. São meninas comprando presentes para meninas, namorados comprando presentes para os seus namorados. É fantástico ter essa abertura com os clientes. É um mercado maravilhoso, nós incentivamos muito. Toda forma de amar é linda”, encerra Mari.

CDL lança promoção interativa para o Dia dos Namorados
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha vai sortear seis vales-compras de R$ 500 em celebração ao Dia dos Namorados para serem utilizados no comércio associado. A promoção se iniciou na terça feira, dia 1º, e segue até a segunda-feira, dia 14, às 12h, visando espalhar o amor neste mês  dos Namorados e incentivar a população para que compre seu presente no comércio local.
Para participar, é preciso curtir o perfil oficial da CDL Flores da Cunha no Instagram (@cdlfloresdacunha) e a publicação de divulgação da promoção. Após, o participante deve postar uma foto com o seu par no Instagram com a hashtag #namoradoscdlflores na legenda. É possível postar várias fotos para ter mais chances de ganhar, desde que a data esteja dentro do período da promoção e o perfil seja público. O sorteio que premiará seis ganhadores será realizado no dia 14, às 16h.

 - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário