Economia

CDL projeta crescimento nas vendas de produtos e serviços para a volta às aulas

Índices apontam início de recuperação em relação aos últimos dois anos, em que o setor sofreu fortemente o impacto da pandemia

O ramo de ensino, um dos segmentos mais afetados pela pandemia por conta das restrições do distanciamento social, está otimista para o retorno das aulas em 2022. Mesmo com uma leve desaceleração na procura de produtos e serviços devido ao aumento de casos de Covid-19 em Caxias do Sul, empresas ligadas ao setor esperam incrementar as vendas nas próximas semanas.

Uma amostragem inédita realizada pela CDL Caxias estima crescimento de 24,2% nas comercializações de materiais escolares, de 17,9% nas lojas de uniformes e de 12% na quantidade de alunos nos transportes escolares privados, em comparação com 2021. A sondagem tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

“Os anos de 2020 e 2021 foram muito ruins para as empresas de produtos e serviços ligadas à área. O ensino remoto e a instabilidade no retorno presencial dos alunos acabou prejudicando os estabelecimentos, que precisaram se reinventar e procurar outras alternativas. Um exemplo foram algumas lojas de uniformes escolares que começaram a confeccionar modelos para empresas e consultórios”, relata o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri.

Segundo comerciantes dos segmentos de papelarias, livrarias e uniformes, apesar de terem observado uma boa movimentação nos meses de dezembro e janeiro, historicamente, as vendas se concentram em fevereiro e, em alguns casos, é intensificada na proximidade da volta às aulas. Em 2022, o ano letivo nas escolas municipais da cidade está programado para iniciar em 18 de fevereiro.

Materiais escolares      

A expectativa dos lojistas de papelarias e livrarias é ter um incremento de 24,2% nas comercializações de materiais escolares, com projeção de R$ 197,14 no tíquete médio dos consumidores, em comparação a 2021. Entre os produtos mais procurados estão itens solicitados pelos colégios, como caderno, lápis, borracha, caneta, tinta têmpera guache e pincel.

Cerca de 60% dos empresários do ramo declararam à sondagem da CDL Caxias que o pico de vendas ocorre no mês de fevereiro e 32,1% afirmaram que se concentra na proximidade do retorno às aulas. Neste ano, 57,1% dos lojistas esperam que as vendas sejam muito melhores, 35,7% melhores e 7,2% iguais a 2021. Em relação à 2019, quando ainda não havia a pandemia, 57,1% também dos entrevistados acreditam que o desempenho econômico deverá ser igual e 42,9% melhor.

 57,1% dos lojistas caxienses esperam que as vendas de materiais escolares sejam muito melhores do que em 2021. Projeção é que as comercializações em papelarias e livrarias cresçam 24,2% com a volta às aulas.  - Alencar Turella / CDL Caxias / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário