CDL Jovem Caxias do Sul promove Dia Livre de Impostos com edição online
Campanha que ocorre em todo o país chama atenção para a alta carga tributária
Ao comprar um batom ou qualquer outro item de maquiagem, quase 60% do valor é de impostos. Se a opção é por qualquer produto eletrônico, 43% do que é pago vai para o caixa dos governos federal, estadual e municipal. Para chamar atenção para a alta carga tributária do país, a CDL Jovem Caxias do Sul promove o Dia Livre de Impostos (DLI) Edição Especial Online, nesta quinta-feira (4), com vendas que podem ser estendidas até domingo (7).
Neste ano, por conta das regras de isolamento social que ainda estão em vigor, a campanha ocorrerá de forma totalmente virtual. A ideia é impulsionar as vendas online, oferecendo produtos sem a cobrança de impostos e instigando o consumidor a retirar as mercadorias nas lojas.
O site do DLI (dialivredeimpostos.com.br), além de trazer as informações sobre a carga tributária no Brasil, neste ano, pode ser utilizado como uma espécie de catálogo de venda de produtos online dos empreendimentos que participam da ação.
A diretora da CDL Jovem, Caroline Dalcin, reforça que a data ganhou força nos últimos anos devido ao alinhamento com as demais CDLs Jovem do país, chamando a atenção para a alta carga tributária que é praticada e o impacto no preço final dos produtos.
“Não somos contra os impostos, mas, sim, do quanto temos que trabalhar apenas para o recolhimento dos tributos. Essa data é escolhida por simbolizar a quantidade de meses que são trabalhados apenas em função da carga tributária média dos produtos”, destaca.
O brasileiro trabalha, em média, cinco meses (ou 153 dias), somente para pagar impostos. Além disso, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada tributos e está na última colocação quando é avaliado o retorno do valor arrecado para benefícios à população.
Caroline acredita que a edição deste ano também terá o papel de familiarizar ainda mais o acesso ao e-commerce, tanto para lojistas como para os consumidores.
“Temos estudos que mostram que a pandemia antecipou em uma década a expansão do comércio online e o Dia Livre de Impostos nestas plataformas é mais um empurrãozinho para esta tendência”, diz.
No ano passado, em Caxias do Sul, a ação foi concentrada no Shopping Iguatemi, com a participação de mais de 60 lojas. De acordo com o gerente de Marketing, Alexandro Tedesco Rigon, o fluxo de pessoas dobrou na data, o que levou o shopping a repetir a dose neste ano. Para que não ocorra aglomeração de pessoas, o empreendimento também está incentivando as vendas online, com retirada dos produtos no drive-thru.
“Tivemos um crescimento expressivo nas vendas e conseguimos chamar a atenção da opinião pública para a ação do ano passado. Em 2020, os consumidores podem fazer as compras de forma online e retirar os produtos no drive-thru que fica próximo às cancelas de saída, não precisam descer do carro e ir até a loja física”, explica.
O gerente acredita que mesmo que o volume de vendas não se repita neste ano pelas limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, é importante a continuidade para que as pessoas se conscientizem da alta carga tributária que é aplicada aos produtos.
“Antigamente, as pessoas associavam esta data com a promoção nos postos de gasolina, mas com esta iniciativa da CDL Jovem, em conjunto com o Iguatemi, nós estamos chamando a atenção da população para outros itens e também criando uma nova data no calendário do comércio caxiense”, acredita.
A campanha é promovida nacionalmente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em Caxias do Sul, o Dia Livre de Impostos é capitaneado pela CDL Jovem.
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