Economia

Atendimento do comércio caxiense em dezembro é definido

Sindilojas Caxias sugere que os estabelecimentos comerciais informem com antecedência os clientes sobre o horário de atendimento

O Sindilojas Caxias orienta os estabelecimentos comerciais para a prática de horário diferenciado de atendimento no mês de dezembro. De segunda a sexta-feira, recomenda-se a abertura no horário normal e atendimento estendido até às 20h.

Nos sábados (8, 15 e 22), a sugestão é de que a abertura seja com atendimento até às 19h. Nos domingos (9, 16 e 23), o atendimento pode ser das 14h às 20h. Já para os dias 24 (véspera de Natal) e 31 (véspera de Ano Novo), o horário recomendado se refere à abertura normal com atendimento até às 17h. “Essa é uma sugestão de horários e as empresas têm liberdade para atender nos horários que definirem como melhor opção. O mais importante é informar o consumidor com antecedência para que possa se programar para as compras”, lembra a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini.

A orientação é de que, para cada domingo trabalhado, o empregado deve ter concedida uma folga compensatória antecipada e o recebimento de um bônus de R$ 72.  A exceção é para o empregado que trabalhar no domingo, dia 23, que poderá ter a folga compensatória no dia 26 de dezembro de 2018 ou no dia 2 de janeiro de 2019. 

Para as empresas que utilizam banco de horas, as horas extras realizadas no mês de dezembro poderão ser compensadas até o carnaval em 2019. O valor do vale-lanche estabelecido em conjunto com o Sindicomerciários, pago exclusivamente no mês de dezembro, para os funcionários, é de R$17,50, que deve ser concedido ao funcionário que cumprir jornada extraordinária acima de uma hora e meia de hora e trabalhou após as 20h para o comércio de rua. No caso dos shoppings, não há limite de horário para a concessão, com jornada de trabalho prorrogada em mais de uma hora e trinta minutos.

É importante lembrar que nos dias 25 de dezembro de 2018 (Natal) e 1º de janeiro de 2019 não é permitida a abertura do comércio com mão de obra dos empregados. O Sindilojas alerta sobre a importância de comunicar os clientes sobre o horário de expediente com antecedência. A Assessoria Jurídica da entidade está disponível para esclarecimentos pelo telefone (54) 4009.5517.

Entidade lança algumas recomendações para o comércio caxiense. - Carlos Sousa/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário