Saúde

Na espera da queda dos casos

Setembro manteve estabilidade nos registros de Covid-19 com 151 casos

O município de Flores da Cunha segue vislumbrando uma luz no fim do túnel. Após um ano e meio de pandemia, incertezas e angústias, é possível ver outro cenário se desenrolar, o qual traz de volta à comunidade florense a confiança de que tudo passará. Isso se deve aos resultados que a cidade vem tendo diante da pandemia – ainda não uma queda significativa, como muitos esperam, mas a estabilidade.

De acordo com os boletins divulgados pela prefeitura, foram confirmados no mês de setembro 151 casos, uma média diária de 5 casos por dia – no mês de agosto foram registrados 134 casos. O mês também contabilizou três mortes, que segundo a secretária da Saúde, Jane Paula Baggio, ainda é um fator para manter a comunidade em alerta. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, o índice se mantem estável. Em 2020 foram registrados três óbitos e 136 casos, uma média diária de 4,5.

Com uma alta no início de 2021 e uma queda a partir de julho, a vacinação mostra sua efetividade. Segundo Jane, “com o avanço na imunização e o comprometimento da comunidade referente aos protocolos, a perspectiva é que nos próximos meses tenhamos menos casos e óbitos”. Conforme a secretária, não foi registrado nenhum caso da variante Delta em Flores da Cunha.

Aos poucos, também, os eventos estão sendo retomados, mas ainda é preciso que os cuidados aplicados até aqui, continuem. “Os eventos serão seguros se tomarmos todos os cuidados”, afirma a secretária da Saúde, que enfatiza que a pasta seguirá monitorando os casos e fiscalizando os eventos.

Flores da Cunha registra até o momento (dados até 30 de setembro) 6.231 casos positivos, o que representa 19,8% da população total – 31.352 conforme dados de estimativa populacional de 2021 divulgado pelo IBGE. Destes, 6.101 casos são considerados curados. O município registra 69 mortes e 57 pessoas estão em isolamento domiciliar. Quatro pacientes estão hospitalizados, sendo dois deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Novas doses em setembro

Setembro também foi o mês em que o município iniciou a aplicação da dose de reforço e a vacinação para adolescentes menores de 18 anos.

“A dose de reforço é para todos os idosos que receberam a segunda dose há 6 meses, independentemente do tipo de vacina, do laboratório”, lembra Jane. Esta imunização é para pessoas acima de 70 anos e, assim como a 1ª e a 2ª dose, a terceira também é de grande importância, pois “aumenta a resposta imune do organismo após a aplicação, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença”, reforça a secretária da Saúde. A aplicação da dose de reforço iniciou ainda no dia 18 de setembro, mas “a procura ainda está abaixo do esperado, pois gostaríamos de vacinar com a dose de reforço todos os elegíveis”. Conforme o vacinômetro, apenas 125 pessoas receberam essa imunização, um número muito abaixo do esperado – conforme os relatórios da Secretaria da Saúde, 2.444 pessoas cima de 70 anos foram imunizadas com a segunda dose – algumas delas ainda não completaram os seis meses do primeiro esquema vacinal.

As pessoas que estão aptas a fazerem a dose de reforço precisam buscar a vacina nos dias de ações ou no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. Lembrando que o intervalo de tempo entre as doses precisa ser respeitado.

Em relação a imunização de adolescentes, a secretaria municipal da Saúde relata que a procura dessa faixa etária está boa. “Ainda não existe um prazo para que todos os adolescentes estejam vacinados, mas esperamos que o mais breve possível possamos concluir a vacinação. Assim que recebermos mais doses seguiremos na imunização”, declara Jane. Na quinta-feira, dia 30, adolescentes de 16 anos puderam receber a imunização que continua no Centro de Sáude.

Até o momento, Flores da Cunha vacinou 23.999 pessoas com a 1ª dose e dose única, ou seja, 76,5% da população. Já segundas doses foram 15.197 (48,4%), e 125 doses de reforço (0,39%).

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário