Saúde

Imunização em alta, casos em baixa

Salto na vacinação entre junho e julho coincide com queda nos números diários de infectados

Em março, mês que registrou o pico da pandemia no município, a média de casos diária foi 31,77. Quatro meses depois, essa média caiu para 6,4, um número cinco vezes menor. Nesse mesmo período, os vacinados com a segunda dose na cidade cresceram 5,7 vezes, passando de 1.197 imunizados para 6.842, números que comprovam a eficácia da vacina no combate ao vírus.
Ao longo desses quatro meses, a queda na quantidade de casos e o aumento no número de vacinados com a segunda dose nem sempre foi proporcional: de abril a junho, os casos cresceram. Porém, o andamento da vacina também se deu em ritmos diferentes: se de abril a maio, o crescimento das vacinas de segunda dose saltou 38%, na virada do mês seguinte, a imunização desacelerou, crescendo 31%. O maior salto foi observado entre os meses de junho e julho, quando as segundas doses aumentaram 47% em Flores da Cunha.
A expectativa dos florenses é que a imunização continue evoluindo. Na última quarta-feira, a vacinação com a primeira dose chegou aos 33 anos de idade. No mesmo dia, o governador Eduardo Leite anunciou a antecipação do calendário de imunização e espera que até o final do mês todos os gaúchos maiores de 18 anos estejam vacinados.
Com isso, o vacinômetro da prefeitura contabiliza 17.575 pessoas vacinadas com a primeira dose (incluindo a dose única), o que equivale a 69,4% da população acima de 18 anos (estimada pela Secretaria da Saúde em 25.300 pessoas). Já com a segunda dose, foram 7.389 imunizados, equivalente a 29,2% da população.
No gráfico abaixo, você confere a relação entre o número de pessoas com a imunização completa e a média diária de casos desde março, o mês que apresentou o pior cenário. Já a tabela apresenta os grupos vacinados e a quantidade de vacinas aplicadas em cada um. 
Os valores da segunda dose podem ser maiores que os da primeira por dois fatores: o imunizado pode ter recebido a primeira dose em outro município; ou a pessoa pode ter feito aniversário após receber a primeira dose, fazendo com que seja contabilizada em outra faixa etária.

* Fonte: Secretaria de Saúde (05/08/2021 - 09:40)

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário