Saúde

Crescimento de casos de Covid após festas de fim de ano

Até a sexta-feira, dia 15, foram confirmados 304 casos em 2021

As aglomerações que ocorreram nas festas de final de ano estão causando um grande impacto neste início de ano. Em apenas 15 dias, janeiro registrou 304 novos casos de Covid-19, o que antes, no início da pandemia, foi preciso 104 dias para que a cidade alcança-se os primeiros 285 casos. 
No dia 8 de janeiro, o município chegou a confirmar 71 novos casos, foi o recorde registrado neste ano, mas não chegou a passar os 86 que foram contabilizados no dia 7 de dezembro de 2020, o maior número registrado até então.
Flores da Cunha conta com a estimativa de 31.063 habitantes segundo o IBGE em 2020, e até a sexta-feira, dia 15, um total de 2.166 pessoas infectadas pelo vírus, o que equivale a 6,8% da população. 
A cada dia que passa os números crescem mais rápido, como podemos observar: os primeiros mil casos levaram cerca de 225 dias e agora, em pouco mais de um mês, atingimos mais mil, sendo que o mês de dezembro registrou 807 casos. A secretária da Saúde, Jane Paula Baggio, afirma que as festas de final de ano contribuíram para a continuidade do aumento de casos. “Na verdade o que a gente vem percebendo é um crescente aumento de casos. Ainda não tão significativos como estávamos estimando, mas acreditamos que nesses próximos dias vamos ter o resultado dessas aglomerações desses eventos, esses feriados de final de ano. Nossa preocupação se mantém extremamente constante, uma preocupação realmente de tudo que a gente viu no final do ano”, informa Jane.
A secretária afirma que enquanto não tivermos a vacina, e mesmo com as primeiras doses, a comunidade deve continuar a seguir os protocolos de cuidado. “Seguimos com vários atendimentos, e a nossa preocupação está sempre alerta, pedindo para a população se manter vigilante com todas as medidas, pois a pandemia não está sob controle”.

 

Mais mortes
No ano de 2021, foram confirmadas mais quatro mortes – a última na sexta-feira, dia 15 – totalizando 14 óbitos. No entanto, as três mortes ocorreram em dezembro: dias 13, 26 e 28. De acordo com Jane, essas mortes foram contabilizadas via COE estadual. “São pacientes que o COE estadual contabiliza para nós. O paciente estava internado em outra cidade ou na nossa cidade que não tinha o exame diagnóstico, exames de testes, e esses diagnósticos foram feitos por exames radiológicos, de imagens, que o Estado consulta depois que o COE estadual faça análise dos óbitos e determine se o paciente teve evidência de morte por coronavírus”, revela.
De acordo com o último boletim divulgado na sexta-feira, dia 15, o município contabiliza até o momento com 2.166 casos positivos, sendo que 1.852 casos são considerados recuperados.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário