Vitor Hugo Zenatto

Vitor Hugo Zenatto

Esporte

Contatos

O espaço conquistado pelo futebol feminino

Copa do Mundo de Futebol Feminino tem partidas até 20 de agosto

Com resistência histórica maior do que em outros esportes, o futebol de campo feminino parece ter superado rapidamente as barreiras que o continham como grande evento esportivo. A Copa do Mundo de Futebol Feminino, que iniciou na quinta-feira, dia 20 de julho, tem partidas até 20 de agosto e é disputada nas longínquas Austrália e Nova Zelândia, onde as equipes fazem uso de excelentes estruturas de treinamento e ótimos estádios. Seleções e atletas badaladas, que atuam fora de seus países com grande evolução de remunerações, emprestam ainda mais visibilidade ao evento, que atrai o público local, apesar de a Austrália e a Nova Zelândia terem no Rugby o seu esporte número um. O Rugby, esporte criado pelos ingleses e praticado em campo de grama, com as mãos e com os pés, equipes numerosas com uso de grande força física nos embates dos atletas atrai multidões e se equivale em cifras, popularidade e público ao nosso futebol. Com certeza o futebol feminino despertará também o interesse do público desses países sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino para a modalidade, que hoje tem equipes no Brasil disputando competições nacionais e continentais, como a Conmebol Libertadores que envolve vários países da América Latina.

 

As competições do segundo semestre

Rapidamente ultrapassamos a primeira metade do ano, o que remete às competições esportivas locais como futebol de campo de categoria Livre e Juniores de campo. Especialmente a categoria de Juniores sempre desperta maior atenção, pois a base depende mais da iniciativa de terceiros, do acompanhamento por responsáveis em organizar e prover as equipes, inscrever atletas, o que importa em uma prévia convocação de clubes, pais, amigos e apreciadores do futebol para o envolvimento nessas atividades que se demandam tempo, energia e paciência, certamente resultarão no acesso de jovens ao ambiente da competição por equipes com formação de grupos e experiências que são levadas para o resto da vida. A convocação está feita e será certamente atendida.

 

O futebol é feito de resultados

O futebol profissional, especialmente, é movido por resultados, sendo que qualquer sucessão de não vitórias ou derrotas, e mesmo apresentações não convincentes determinam, de uma hora para outra, mudanças no plantel de atletas, da comissão técnica e especialmente na figura dos técnicos. Na noite da última segunda feira, dia 17, o Internacional de Porto Alegre demitiu o reconhecido técnico Mano Menezes, quando que o time, mesmo que não fizesse grandes apresentações, se mantém na Copa Libertadores e em zona intermediária de classificação no Campeonato Brasileiro. Difícil acreditar que uma desclassificação na fase final do Gauchão para o Caxias e a saída da Copa do Brasil para o América de Minas Gerais tenham sido os resultados que determinaram a brusca interrupção do trabalho do técnico. Sem dúvida, pelo imediatismo, os resultados são determinantes para tais decisões, sendo que o Colorado vai, de novo, apostar em “chacho” Coudet, de recente e rápida passagem pelo Atlético Mineiro, o que afasta qualquer proposta de planejamento de médio ou longo prazo, imperando o resultado antes de tudo.